Nos dias 18 e 19 de julho, será realizada na Fundação Senhor dos Passos, no bairro baraúnas, a 3ª Conferência Municipal de Participação e Desenvolvimento das Comunidades Negras e Indígenas de Feira de Santana.
O evento possui entrada franca e será aberto oficialmente no dia 18, pela manhã, com a presença do prefeito José de Ronaldo de Carvalho e do secretário de Promoção da Igualdade Racial, Elias Sampaio.
Durante a conferência, vão palestrar a desembargadora Luislinda Valois, primeira mulher negra a alcançar o cargo no país, a professora e socióloga, Vilma Reis, dentre outros palestrantes, alguns que deverão lançar livros nas apresentações.
De acordo com Lourdes Santana, presidente do Conselho de Igualdade Racial de Feira de Santana, a entidade já alcançou alguns objetivos a partir da realização destas conferências, como a criação de um departamento de promoção da igualdade racial dentro da secretaria de Ação Social.
“Na última reunião que nós tivemos em Brasília com o prefeito José Ronaldo e com a Ministra Luiza Barros (secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial) a gente deixou algumas coisas pactuadas. Feira de Santana já tem o termo de adesão estadual e nacional, daí as coisas começam a acontecer”, explicou.
Além disso, o conselho vem fiscalizando diversos setores do município, como os órgãos municipais e estaduais e as empresas privadas, contra a discriminação racial, pois, segundo a presidente, a entidade tem recebido diversas denúncias alegando preconceito, principalmente com relação às vagas de emprego.
As informações são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.