Acorda Cidade
 
Todas as pautas de reivindicações do Movimento #VemPraruaFsa foram discutidas durante uma reunião entre o prefeito José Ronaldo de Carvalho e cerca de 20 representantes do grupo no final da tarde de sexta-feira (5), no Centro de Cultura Maestro Miro. O gestor municipal respondeu aos 13 pontos elencados pelo movimento.
 
A principal reivindicação foi a redução no valor da passagem, que atualmente custa R$ 2,50. O prefeito José Ronaldo explicou que esta possibilidade só poderá ser analisada após a conclusão de uma nova metodologia para o cálculo da tarifa, estudos que serão realizados pelo Grupo de Trabalho instituído para esta finalidade.

 
“Esta comissão, que é coordenada pelo secretário de Planejamento, Carlos Brito, e composta por outros membros do Governo, também conta com a participação de representantes da Universidade Estadual de Feira de Santana e Ordem dos Advogados do Brasil”, explicou José Ronaldo. 
 
Na oportunidade, o secretário de Planejamento, Carlos Brito, ressaltou que a desoneração nas alíquotas resultaria em uma redução de apenas R$ 0,02, considerando a atual planilha de definição da tarifa em Feira de Santana.
 
OUTROS PONTOS
 
O prefeito José Ronaldo relatou aos representantes do movimento todas as ações executadas desde o início do ano visando a melhoria do transporte coletivo urbano na cidade, como a retirada de circulação de mais de 30 ônibus que se encontravam em situações precárias, a manutenção do preço da passagem e a cobrança de meia aos domingos e feriados, além da aprovação para o financiamento visando a implantação do BRT (sigla inglesa para Transporte Rápido de Ônibus), investimento que vai revolucionar o setor.
 
Seguindo os pontos pautados pelo movimento, o chefe do Executivo falou sobre as melhorias nos corredores de tráfego, que já foram iniciadas com intervenções no bairro Coronel José Pinto e no centro da cidade. Quanto a colocação de aparelhos de GPS nos ônibus, o prefeito salientou que já realizou reuniões com este objetivo com os diretores das empresas que operam o Sistema Integrado de Transportes.
 
Outra reivindicação do movimento é a implantação de ciclovias. José Ronaldo explicou que já está incluso no projeto de intervenções do BRT a construção de cerca de 15Km de ciclovias nas principais vias de tráfego na cidade. Também inclui melhorias nas condições de acessibilidade e mobilidade urbana para cadeirantes e pessoas com deficiência.
 
Quanto ao passe livre para estudantes, o prefeito explicou que é uma questão inerente a esfera federal. “Uma lei que trata sobre esse assunto foi votada na comissão de assuntos econômicos do Senado e está voltando para a Câmara Federal”. O gestor municipal acrescentou ainda que Feira de Santana é uma das poucas cidades do país que realiza licitação para escolha de empresas para operar o transporte coletivo. 
 
O encontro também contou com a participação dos secretários Valdomiro Silva (Comunicação Social), Ebenezer Tuy (Transportes e Trânsito), Antônio Carlos Borges Júnior (Desenvolvimento Econômico), Carlos Brito (Planejamento), e do presidente da Câmara Municipal, vereador Justiniano França. Uma nova reunião deverá ser realizada após a conclusão dos estudos para elaboração da nova metodologia de cálculo da tarifa. As informações são da Secom.
 
Fotos: Ed Santos/Acorda Cidade