Feira de Santana

Câmara Municipal de Feira de Santana aprova projeto de antecipação dos Precatórios

Jhonatas Monteiro, autor de algumas das emendas, destacou que a aprovação do projeto é um passo importante para resolver a questão dos precatórios

Câmara Municipal de Feira de Santana aprova projeto de antecipação dos Precatórios Câmara Municipal de Feira de Santana aprova projeto de antecipação dos Precatórios Câmara Municipal de Feira de Santana aprova projeto de antecipação dos Precatórios Câmara Municipal de Feira de Santana aprova projeto de antecipação dos Precatórios
plenário da Câmara Municipal
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Na manhã desta terça-feira (10), a Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou, em segunda votação, o projeto de antecipação do pagamento dos precatórios. A aprovação foi comemorada pelo líder do governo, vereador José Carneiro Rocha, que afirmou ter esperança de que o governo tenha tempo suficiente para implementar o projeto ainda neste mandato.

“Foram apresentadas algumas emendas, algumas aprovadas, outras reprovadas, e a vitória é do professor que tinha esse direito. Poderia ter ocorrido a aprovação sem esse dilema, sem tanto tempo de espera, bastava a mesa diretiva ter sido mais responsável com essa questão. Mas agora foi aprovado e estou feliz”, declarou ao Acorda Cidade.

Vereador José Carneiro
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

O vereador explicou que algumas emendas não foram aprovadas porque alteravam significativamente a proposta original do projeto. “Uma delas queria dar um abono salarial em 2026 com os 40% que o governo municipal tem direito, e isso não iríamos aprovar. Teve outra emenda que eles estavam tirando do projeto, a questão do credenciamento público, e o governo entende que o credenciamento é necessário, por isso derrubamos as emendas”, explicou.

O vereador Jhonatas Monteiro, autor de algumas das emendas, destacou que a aprovação do projeto é um passo importante para resolver a questão dos precatórios e espera que o prefeito Colbert Martins encaminhe o pagamento até o final deste ano.

Vereador Jhonatas Monteiro
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Hoje votamos um projeto que é um substitutivo, que trouxe de modo mais claro o que é a antecipação, que era uma reivindicação antiga da categoria, e junto com isso a comissão de educação e cultura apresentou cinco emendas. Dessas, duas foram aprovadas, que dizem respeito a tornar mais claro no projeto que a venda dos precatórios é facultativa, para quem escolher fazer isso”, afirmou.

O vereador também detalhou as emendas que não foram aprovadas. “Uma definia que esse procedimento de antecipação precisava ser através de chamamento público, que é algo mais transparente. O governo optou por mandar no texto o credenciamento, que não deixa definida a porcentagem do deságio (juros). As outras duas emendas diziam respeito a um abono extraordinário para quem é profissional de educação, que seriam pagos com os 40% do governo municipal. A última emenda era relacionada a um prazo de até 10 dias para o chamamento público”.

Leia também: Vereadores apresentam mudança no projeto dos precatórios; votação deve ocorrer na terça-feira (10)

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram