Trabalhadores da Nestlé ameaçam entrar em greve por tempo indeterminadoTrabalhadores da Nestlé ameaçam entrar em greve por tempo indeterminadoTrabalhadores da Nestlé ameaçam entrar em greve por tempo indeterminadoTrabalhadores da Nestlé ameaçam entrar em greve por tempo indeterminado
Andrea Trindade
Cerca de 800 funcionários da Nestlé, situada na BR-324, em Feira de Santana, pararam as atividades na manhã desta segunda-feira (10). Eles se concentraram na parte externa da empresa onde realizaram uma manifestação e assembleia.
De acordo com o coordenador do Sindalimentação (Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Alimentos e Afins do Estado da Bahia), Carlos Pereira, os trabalhadores reivindicam reajuste salarial de 7,5% e condições de trabalho semelhante a dos trabalhadores da Nestlé em Itabuna.
Segundo o coordenador, houve três rodadas de negociações, mas a empresa não apresentou proposta de reajuste. Os funcionários querem um acordo único para que os trabalhadores de Feira de Santana tenham as mesmas condições de trabalho que os de Itabuna e afirmaram que se a empresa não apresentar nenhuma proposta até o dia 20 vai publicar o edital de greve e parar as atividades por tempo indeterminado.
“Essa unidade é a que mais dá lucro à empresa, tem 80% de isenção de impostos e não é justo sermos discriminados. A proposta que a empresa apresentou foi só a da inflação e queremos aumento real, além do acordo único”, reivindicou.
Em nota a Nestlé informou que as negociações continuam abertas e dentro do calendário previsto pela categoria. A empresa disse ainda que está aberta ao diálogo com os representantes do sindicato e reafirma sua disposição em colaborar com o processo de negociação.
Veja nota na íntegra
A Nestlé Brasil, juntamente com a DPA (Dairy Partners Americas, joint-venture entre a Nestlé e a Fonterra), informam que as negociações com representantes do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Alimentação e Afins do Estado da Bahia, para definir o Acordo Coletivo de Trabalho dos colaboradores das unidades da Nestlé Feira de Santana e da DPA de Itabuna ainda estão abertas e dentro do calendário previsto pela categoria.
Em Feira de Santana, três reuniões já foram realizadas e, em Itabuna, um encontro entre a empresa e o Sindicato também já ocorreu. Novas reuniões estão agendadas para os próximos dias para que seja dada continuidade à negociação das propostas. As empresas reiteram que estão abertas ao diálogo com os representantes do sindicato e reafirmam sua disposição em colaborar com o processo de negociação.
Como característica presente em todas as atividades da Nestlé Brasil e da DPA, as negociações coletivas nestes municípios vêm sendo feitas com total transparência e de forma equilibrada. Informamos ainda que a tanto a Nestlé Brasil como a DPA cumprem rigorosamente a legislação trabalhista brasileira, em todos os seus aspectos, e adotam práticas mundialmente reconhecidas para assegurar total respeito aos seus colaboradores, por meio de seus Princípios de Gestão Empresarial.
Assessoria de Imprensa da Nestlé Brasil
São Paulo, junho de 2013
Informações e fotos do repórter Paulo José do programa Acorda Cidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade.
Termos de Uso
e
Política de privacidade