Daniela Cardoso
 
A SMT (Superintendência Municipal de Trânsito) está realizando ações para melhorar o trânsito de Feira de Santana. O superintendente do órgão, Capitão Francisco Junior, explicou quais são essas ações e como os agentes de trânsito irão trabalhar.

 
"Nós começamos a empregar os agentes de trânsito para dar maior fluidez à circulação de veículos em horários de pico e em locais como a avenida Getúlio Vargas, próximo ao ponto do Zequinha, e na avenida Maria Quitéria, próximo ao CMDI, por exemplo. Vamos modificar nossa escala e nosso ritmo de trabalho para trazer um conforto melhor para a sociedade", afirmou.
Faixas de aceleração e abertura de canteiros
 
O superintende informou que estudos estão sendo realizados para aumentar as faixas de aceleração e desaceleração na avenida Getúlio Vargas, para melhorar a fluidez do trânsito. Caso isso não ocorra, novos cruzamentos serão abertos no local.
 
Retornos
 
De acordo com o Capitão Francisco, cidades modernas, geralmente, suprimem os retornos, já que eles não têm nenhuma sinalização semafórica, e por não terem ordenamento. Para resolver a situação ele sugere a substituição dos retornos por cruzamentos. "O retorno não permite a fluidez do trânsito. Cruzamentos são melhores, porque a pessoa vai saber a hora de parar e de prosseguir. Em um retorno a pessoa fica aguardando para fazer a passagem", explicou.
 
Carga e descarga
 
Um dos problemas do trânsito que a população mais reclama é o de carga e descarga no centro da cidade. O Capitão Francisco Junior informou que existem alguns projetos em andamento, que visam a acessibilidade, porém de acordo com ele, tem uma lei municipal que permite a operação de carga e descarga com veículos de até novem metros e meio, das 7hs às 19. "Para uma cidade do porte de Feira de Santana é quase impraticável essa situação. Nós estamos evoluindo com nossos projetos e vamos tratar sobre esse assunto. A população pode ficar despreocupada", garantiu.
 
Agentes de trânsito
 
Sobre a quantidade de agentes de trânsito na cidade, o superintendente afirmou que o prefeito José Ronaldo de Carvalho irá, em breve, fazer a convocação de profissionais. Ele ainda chamou a atenção da população quanto à educação no trânsito. 
 
"É importante que a comunidade perceba que o problema não está apenas na quantidade de agentes. Depende também da formação das pessoas, da conduta da sociedade. As pessoas reclamam da fila dupla, mas será que nem todos praticam a fila dupla? É bom que a gente reflita sobre isso", declarou. "As pessoas pensam que o agente de trânsito na hora que faz uma abordagem deve dar uma advertência, mas o Código de Trânsito Brasileiro não fala isso. Tem que haver a notificação e as pessoas devem se conscientizar", acrescentou.
 
As informações são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade