Saúde

Vacina contra pólio a partir do dia 8 em Feira de Santana

Para evitar que o vírus seja reintroduzido nas regiões que não registram mais casos da doença, as campanhas de imunização devem ser repetidas todos os anos.

Acorda Cidade
 
A Secretaria de Saúde de Feira de Santana prepara a logística para a campanha de vacinação contra a poliomielite, que começa no dia 8 e deve se encerrar no dia 21 de junho. O Dia D será na data de abertura.
 
A doença, também conhecida como paralisia infantil, foi praticamente erradicada nas áreas desenvolvidas do mundo com a vacinação sistemática das crianças, mas o vírus ainda está ativo em alguns países da África e da Ásia. Para evitar que seja reintroduzido nas regiões que não registram mais casos da doença, as campanhas de imunização devem ser repetidas todos os anos.
 
Deverão tomar a vacina crianças a partir de seis meses de vida até menos de cinco anos. As gotinhas estarão disponíveis em todas as unidades de saúde. Os pais ou responsáveis devem apresentar o cartão de vacinação da criança.
 
No Dia D acontece um esforço vacinalalém das unidades fixas são criados grupos móveis. De acordo com a coordenadora da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Amarry Morbeck, um dos locais onde acontecerão eventos relacionados à vacinação será o Orfanato Evangélico, no Panorama.
 
Outro ponto será o estacionamento da Prefeitura, na avenida Getúlio Vargas, onde acontecerão atividades lúdicas, com o objetivo de atrair crianças. As informações são da Secom.