Feira de Santana
Diretor de Conjunto Penal recebe Título de Cidadania na Câmara
Cercado de familiares, amigos e companheiros de trabalho, ele recebeu a homenagem concedida por iniciativa do vereador Pablo Roberto (PT).
Acorda Cidade
A Câmara Municipal de Feira de Santana entregou na noite da última sexta-feira (10), durante uma sessão solene, o Título de Cidadão Feirense ao baiano de Juazeiro Edmundo Memeri Dumet, há seis anos diretor do Conjunto Penal de Feira de Santana. Cercado de familiares, amigos e companheiros de trabalho, ele recebeu a homenagem concedida por iniciativa do vereador Pablo Roberto (PT).
“Recebo esta honraria com muita satisfação e gratidão, pois sei que é o reconhecimento pela conduta sempre voltada para o bem e a moralidade”, afirmou o homenageado, ao receber o título. “A partir de hoje tenho a satisfação de dizer que tenho três cidades mãe: Juazeiro, Salvador e Feira de Santana”, disse, referindo-se ao fato de ter vivido grande parte de sua vida na capital baiana.
Conhecido pela capacidade de gerir conflitos e pela preferência do modelo de administração participativa, Edmundo Memeri assumiu o Conjunto Penal em momento crítico, quando o mesmo era considerado um “barril de pólvora.” O desafio era garantir os direitos e deveres dos servidores e, ao mesmo tempo, harmonizar a convivência respeitosa entre todos os segmentos (agentes, direção, detentos e advogados).
“Estamos tentando acertar e temos certeza que os resultados têm sido satisfatórios”, lembrou o administrador, destacando que a população em 2007 era 500 presos e hoje, 1.100. “Em pouco tempo seremos o maior presídio da Bahia”, previu. Ele dividiu o título com os agentes penitenciários e frisou: “Estamos todos numa árdua tarefa de ressocialização dos presos.”
O trabalho de Edmundo Memeri foi destacado pelo autor da homenagem, que disse admirá-lo pelas posições firmes e espírito destemido, o que reflete em um trabalho de equipe, com administração participativa e de valorização dos agentes penitenciários. “O título não é uma concessão, mas uma conquista pelos serviços prestados à cidade”, afirmou o vereador Pablo Roberto.
O advogado Marco Aurélio Andrade Gomes, que representou a subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na sessão dirigida pelo presidente da Câmara, Justiniano França, também destacou “a forma especial de governar, tendo como foco a ressocialização” implantada pelo homenageado à frente da unidade prisional. O ato foi prestigiado por autoridades, agentes penitenciários, amigos e familiares do homenageado, dentre os quais o filho João Ricardo e a esposa Tâmara Claudia.
O presidente compôs a mesa ao lado do homenageado e sua esposa; vice-prefeito Luciano Ribeiro, representando o prefeito José Ronaldo de Carvalho; deputado federal Fernando Torres; juiz Gustavo Rubens Hungria, da Vara de Execuções Penais de Feira de Santana; advogado Marco Aurélio Andrade Gomes, representando a OAB Feira; e o procurador geral do município, Carlos Lucena. Presente à sessão ainda o deputado estadual José Neto (PT).
Assuntos