Acorda Cidade
O reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana, José Carlos Barreto, se reúne na tarde da próxima segunda-feira (13), às 14h, em Salvador, com o superintendente regional do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit), João Silvio Monteiro. Será mais uma tentativa da Administração da Uefs para acabar com os transtornos causados pelo congestionamento de trânsito na BR 116 Norte, em frente ao retorno que dá acesso ao campus universitário.
Nos horários de pico, principalmente entre as 7h30 e as 8h30, o congestionamento acontece nos dois sentidos da rodovia, causando atrasos não apenas para pessoas que se dirigem ao campus universitário, como também a quem utiliza o retorno para se deslocar ao centro de Feira de Santana.
Também já foram registrados acidentes, inclusive com vítimas, como o que ocorreu na manha de quinta-feira (9). Duas motociclistas tiveram que ser atendidas pelo Samu e conduzidas ao hospital.
Em julho de 2012, por iniciativa da Administração da Uefs, o reitor José Carlos Barreto relatou o problema ao analista do Dnit, Max Gil de Sousa, em reunião realizada no campus. A sugestão dada ao órgão federal, de construção de um viaduto em formato de alça, não foi aceita sob o argumento de que o investimento seria incompatível com o fluxo de veículos. Ficou acertada a implantação de semáforos inteligentes com a possibilidade de funcionamento apenas nos horários de pico. Mas, até o momento, nada foi feito.
A Uefs, afirmou José Carlos Barreto, está disposta até mesmo a adquirir os semáforos caso o Dnit, responsável pela rodovia, concorde com o projeto. “A expectativa é de que o órgão federal aceite a nossa proposta ou apresente alternativas, pois o problema chegou ao limite para os usuários da BR 116 Norte”, salientou Barreto.