Motoristas protestam contra adiamento de projeto que impede micro-ônibus de rodar sem cobradores
De autoria do vereador petista Alberto Nery, a votação do projeto foi adiada por 5 sessões, a pedido dos vereadores Isaias de Diogo (PPS) e David Neto (PTN)
Motoristas protestam contra adiamento de projeto que impede micro-ônibus de rodar sem cobradoresMotoristas protestam contra adiamento de projeto que impede micro-ônibus de rodar sem cobradoresMotoristas protestam contra adiamento de projeto que impede micro-ônibus de rodar sem cobradoresMotoristas protestam contra adiamento de projeto que impede micro-ônibus de rodar sem cobradores
Roberta Costa
Namanhãdestaquarta-feira (8), a Câmara Municipal discutiu a aprovação do projetoquealtera o dispositivoda Lei 2.397/2003, queorganiza o sistema do transportecoletivourbano e impede que o motoristaacumule a função de cobrador nos micro-ônibusdacidade.
De autoria do vereadorpetista Alberto Nery, a votação do projetofoiadiadaporcincosessões, a pedido dos vereadoresIsaias de Diogo (PPS) e David Neto (PTN).
Durante a votação, dezenas de motoristas e cobradoresestavampresentesna Casa e, após o adiamentodavotação, elesrealizaramumamanifestação de cerca de umahora, em frenteà Câmara Municipal.
O diretor do Sindicato dos Trabalhadores em TransporteRodoviários de Feira de Santana (Sintrafs), Antonio Carlos Araujo Lima, queesteveàfrentedamanifestação, dissequeéinconcebívelque o “motoristafaleaocelular, embarquecadeirantes e dirija o ônibusaomesmo tempo”.
O presidente do Sintrafs, Alberto Nerycomentou o adiamentodavotação.
“Osrodoviáriosvieramouvir e participardavotação e osvereadoresutilizaramumamanobraparadesmobilizar a categoria e nãovotar o projeto. Sãovereadoresque se dizemdefensoresdaclassetrabalhadora e, nessemomento, pedem o adiamento”.
Nerytambémdissequenãoordenou a manifestação e se posicionou contra o movimento.
“Estamos em processo de campanhasalarial e nãoexiste a necessidade de fazerumaparalisação, queeuconsideroserprecipitada. As pessoasestãovoltandopara casa, jáordeneiqueelasejasuspensaimediatamente. Nãoexisterazãoparaisso, temosqueterhabilidade e pé no chãoparanãocometererros. Aoinvés de ganhar a simpatia do povo, estamoscolocandoeles contra a gente com o movimento”.
O motoristaAdson Carlos pontuouqueacumular a função de cobradoraumenta o risco de acidentesenvolvendoônibus. “Nãopodeacontecerissonumacidade de portetãograndecomoFeira de Santana, poiscausamuitotranstornoparaos usuários.”
Em resposta, o presidenteda Câmara Municipal, JustinianoFrança (DEM) afirmouque o movimentoéjusto, masafoito.
“O projetonãofoirejeitado. Houve um pedido de adiamento , queestádentro do processolegislativo”.
Passageiros – Pegos de surpresapelomovimento, ospassageirostiveramduasescolhas: ouaguardavam o final do manifesto oudesciam do ônibus e buscavamoutrasalternativasparachegaremaodestino.
ErnandesBarbosa, 30 anos, optouporesperar. “Sou a favor daparalisação, maselesnãotiveramrespeitopelospassageiros. Tinhagenteindopara o médico, umasenhorapassou mal dentro do ônibus. Elessimplesmentepararam e nãoavisaram”.
O mesmopensamentofoicompartilhadopelopassageiroFábio Gomes Medeiros. “O ônibusestavacheio e muitagenteperdeu o valor pagopelapassagem. Temquereclamarmesmo, o motoristanãopodesercobradortambém. Mas, nóstambémtemosnossosdireitos”, disse.
Terminal Central – AlémdaruaVisconde do Rio Branco, osmotoristasqueestavam no Terminal Central do municípiotambémpararam as atividades e ospassageirosficarammais de umahoraaguardando.
‘Tivequesair, nãopossopagarpeloserros dos outros. Tevetumulto, todomundodesceu dos ônibus e nãodevolveram a nossapassagem”, reclamouMárciaAlmeida.
Outrasmanifestações – O diretor de imprensa do sindicato, AdelinoNeto, dissequeépossívelqueaconteçammaiscincoparalisações de motoristas e cobradoresessasemana, com a primeiraagendadapara a manhãdestaquinta-feira (09).
*Essamatériateve a contribuição do repórter Paulo José, do AcordaCidade.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade.
Termos de Uso
e
Política de privacidade