Feira de Santana

Prefeitura realiza mutirão para emissão de certidão de nascimento

O secretário Ildes Ferreira observa que a meta é contemplar cerca de 1.500 pessoas em Feira de Santana com a emissão de certidão de nascimento.

Laiane Cruz

A Secretária de Desenvolvimento Social de Feira de Santana vai realizar no próximo sábado (4) um mutirão de registro civil na praça João Barbosa de Carvalho (Praça do Fórum). O objetivo é beneficiar em torno de 1.500 pessoas que ainda não possuem o documento de identificação, e por conta disso não podem emitir RG, CPF, dentre outros serviços. A partir das 9h, o prefeito José Ronaldo vai realizar a abertura dos trabalhos.
 
De acordo com o secretário de desenvolvimento social, Ildes Ferreira, esta é uma parceria da prefeitura municipal de Feira de Santana com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Governo do Estado, representada pelo secretário, Doutor Almir Sena, que irá palestrar no dia do evento.
 
Outros serviços também serão disponibilizados, como a emissão de carteira de identidade (RG), 2ª via de carteira de trabalho, corte de cabelo, marcação de exames, dentro outros. “Estarão vários orgãos, como Defensoria Pública, Procon, o pessoal do Bolsa Família, Embasa, Coelba, secretaria de saúde com, o balcão de mediação da Juspopulis. É uma dia de cidadania”, informou o secretário, em entrevista ao Acorda Cidade.
 
Desinformação
 
Dados do Censo 2010 apontam que, na Bahia, para cada 100 crianças com idade de 0 a 10 anos, 14 não possuiam registro civil. Para o secretário Ildes Ferreira, a desinformação é a principal causa da não retirada do documento. “E isso é muito grave, uma criança não poder se matricular numa escola, não pode fazer nada na frente”, afirmou, acrescentando que os serviços realizados na Praça do Fórum, sábado, serão totalmente gratuitos.