Educação

Prefeito anuncia construção de quatro creches e uma escola

Foi anunciada ainda a retomada de mais duas grandes obras de escolas que estavam paralisadas, desde o governo passado.

Acorda Cidade

O Governo Municipal anuncia uma série de obras no setor educacional. São quatro creches, uma grande escola no distrito de Humildes e a retomada de mais duas grandes obras de escolas que estavam paralisadas,  desde o governo passado.

 
As creches integram o Programa de Aceleração do Crescimento, do governo federal, PAC II. Serão construídas nos bairros Conceição II e Feira VII. "Logo após a Micareta vamos assinar a ordem de serviços dessas novas obras que atendem ao crescimento da demanda no setor educacional", atesta o prefeito José Ronaldo de Carvalho.
 
A primeira creche construída com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em Feira de Santana,  teve suas obras paralisadas no governo passado. Está localizada no bairro Jardim Acácia e a obra retomada mais de um mês. A nova instituição vai levar o nome do professor Eduardo Miranda, saudoso sindicalista da APLB.
 
O governo também planeja duas novas creches para os distritos de Humildes e Maria Quitéria. Humildes ganhará, ainda, uma nova escola. " uma escola no distrito de Humildes construída no governo Colbert Martins. No meu último governo, fizemos uma grande reforma e, agora, planejamos construir mais uma escola", anuncia José Ronaldo.
 
Será também retomada a construção de uma escola no Alto do Papagaio que está paralisada mais de dois anos. "Nesta zona, temos uma grande demanda por conta dos novos empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida; essa nova escola vai atender às crianças que residem", explica a secretária de Educação, Jayana Ribeiro.
 
Além disso, o governo municipal anunciou, recentemente,  uma ampla reforma na Escola Municipal Professor José Raimundo Azevedo (antigo Caic), localizado no Feira VII, uma das maiores unidades de ensino da rede municipal.
 
A construção de novas unidades, sobretudo creches, além de atender ao crescimento da demanda pela escola pública, cumpre orientação do Ministério da Educação que estipula a matrícula das crianças de quatro anos de idade,  a partir de 2016, conforme recente mudança na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). 
 
"Os municípios devem começar a ampliar a matrícula para esta faixa etária gradativamente, é o que orienta o MEC. Feira de Santana dispõe de creches, mas devemos ampliar  a oferta para atender toda a demanda", explica Jayana Ribeiro. As informações são da Secom.