Pacto de Feira: vendedores ambulantes são detidos após manifestaçãoPacto de Feira: vendedores ambulantes são detidos após manifestaçãoPacto de Feira: vendedores ambulantes são detidos após manifestaçãoPacto de Feira: vendedores ambulantes são detidos após manifestação
Daniela Cardoso
Atualizadaás 19 horas
Vendedoresambulantesqueestavaminstalados no ponto de ônibusdapraça Bernardino Bahia e no passeio em frenteàloja C&A, naavenidaSenhor dos Passos, em Feira de Santana, realizaramumamanifestação no fimdamanhãdestaquarta-feira (10). Representantesdaprefeituraestiveram no local paraconversar com osmanifestantes, assimcomo a PolíciaMilitar.
Durante a confusão, quatropessoas, sendoumamenor, foramdetidas, segundoinformou o SoldadodaPolíciaMilitar Alan Vicente. De acordo com ele, as pessoasforamdetidasporque se deslocaramaté a prefeitura e quebraram a vidraça. “Elestêmtodo o direito de se manifestarem, mastemqueser de forma pacífica”, ressaltou.
De acordo com informações do site daprefeitura de Feira, a ação de vandalismofoifilmadapor câmeras de segurança do prédiodaPrefeitura e mostramnitidamente as mulheresjogandopedrasnasportas e janelas, poucodepois do meiodia.
Reivindicações
Osambulantesalegamque a prefeituradeterminouqueelessaíssem do ponto de ônibus e dafrenteda C&A parasereminstaladosna lateral dapraça, masquenãohouve um acordoparadefinir a organização. Elesqueremqueoscomerciantesquetrabalham no local hámais tempo tenhampreferência de se instalaremnapartedafrente.
“Elesconversaram com a gentenaúltimasexta-feira (5), mascomoninguémorganizou nada, no iníciodamanhãosvendedoresambulantes se instalaram no meiodaruaaoladodapraça. A guarda municipal esteveaqui e pediuque a gentesaísse, daífomospara a avenidaSenhor dos Passos e fechamos a rua”, relatou David Nascimento, quetrabalha no local hácerca de 14 anos.
David disseaindaque a prefeitura fez o cadastro dos ambulantesháseisanos, quandotinhamcerca de 40 vendedores. Hoje, segundoele, o númerojápassa de 100. Outrareclamaçãoéquealgumaspessoasquenãotrabalhavam no local háalgunsmesesvoltaram a se instalardepoisqueficaramsabendo do Pacto de Feira.
Um representantedaprefeitura, em conversa com osambulantes, afirmouque a intenção do Pacto de Feiraéorganizar o centrocomercial, e no casoespecífico, liberar o ponto de ônibuspara a passagem dos pedestres. “O problemaéqueninguémquerficaratrás. Todosqueremficarnafrente”, afirmou.
David Nascimentoinformouquevaiorganizarumareuniãoentreosprópriosambulantesparaqueelesnãofiquem no ponto de ônibus e possamdefinirondecada um vaificar. ElepediuajudaaoprefeitoJosé Ronaldo e disseque a prefeituravaiterqueprolongar o espaçodefinidoparaelestrabalharem.
“Sóqueremos um espaçoparatrabalhar. Vamoscontinuar no local onde a prefeituradeterminou e pedimosque o prefeitoJosé Ronaldo nos ajude, porquenãoadiantaquererorganizarcolocando as pessoas no desemprego”, finalizou.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade.
Termos de Uso
e
PolÃtica de privacidade