Feira de Santana
Santa Casa de Misericórdia suspende atendimentos ambulatoriais nesta segunda (8)
A suspensão desses serviços faz parte do movimento nacional, que está lutando pelo reajuste na tabela do Sistema Único de Saúde (SUS), que estabelece o valor pago aos profissionais.
Daniela Cardoso
A Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana suspendeu nesta segunda-feira (8) procedimentos eletivos, aqueles que já estavam marcados, e atendimentos ambulatoriais, que não são de urgência. A suspensão desses serviços faz parte do movimento nacional, que está lutando pelo reajuste na tabela do Sistema Único de Saúde (SUS), que estabelece o valor pago aos profissionais.
Segundo informou a diretora do Hospital Dom Pedro de Alcântara, Sandra Peggy, o movimento tem o apoio da Confederação das Misericórdias do Brasil e da Federação das Santas Casas. “Em alguns procedimentos, a exemplo de uma consulta de atenção especializada, o SUS paga 10 reais. Se um paciente ficar internado no pronto socorro por um período de 12 horas, a gente recebe pelo atendimento 12 reais e 47 centavos, então alguns procedimentos realmente estão defasados há muito tempo”, afirmou.
Serviços suspensos
Estão suspensas consultas ambulatoriais, atendimentos de fisioterapia, exames laboratoriais e algumas cirurgias eletivas. Os atendimentos de urgência e emergência estão mantidos normalmente, assim como atendimentos a pacientes com câncer e de cardiologia.
Sandra Peggy defendeu a causa, que, segundo ela, é justa e disse que o seguimento filantrópico, no Brasil, representa mais de 60% dos atendimentos prestados aos usuários do SUS. “A gente tem mais de 90% de cirurgias oncológicas realizadas no Brasil, todas em hospitais filantrópicos. Então é um segmento de muita importância com serviços prestados com qualidade”, ressaltou.
As informações são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Assuntos