Daniela Cardoso
Os carroceiros de Feira de Santana agora terão que cumprir determinação de horários e locais para trafegar no centro da cidade. A medida foi debatida na manhã desta sexta-feira (22) entre carroceiros, o secretario de Serviços Públicos, Wilson Couto, e o prefeito José Ronaldo de Carvalho. Além disso, a prefeitura também determinou cerca de 20 pontos para que os carroceiros tenham um local específico para o descarte de entulhos.
O horário para trafegar no centro da cidade será após as 17 horas. Não será mais permitido andar de carroça na avenida Getúlio Vargas, nas ruas J.J. Seabra, Senhor dos Passos, Olímpio Vital, Barão de Cotegipe, entre outras que tem um grande movimento de tráfego. Os carroceiros também terão que obedecer a sinalização no trânsito.
O prefeito José Ronaldo disse que a prefeitura está trabalhando para melhorar a limpeza da cidade e resolver os problemas que tem incomodado a população de Feira de Santana. “Não podemos fugir dessa questão, e por isso, realizamos essa reunião, onde trocamos ideias com os carroceiros”, afirmou.
O secretário Wilson Couto, avaliou a reunião como positiva. Ele destacou que não é mais admissível descartar os entulhos em diversos locais da cidade e que se assim não for feito, a fiscalização vai apreender a carroça e o cavalo, além de tomar as providências legais com relação ao carroceiro. “Essa medida é boa para a nossa cidade. Cidade limpa é uma questão de atitude e esperamos que daqui para frente a determinação seja cumprida”.
Carroceiros
A maioria dos carroceiros ouvidos pela reportagem do Acorda Cidade, disseram concordar com as medidas propostas pela prefeitura, exceto com a restrição do horário.
Roberto Ferreira, que trabalha como carroceiro há 10 anos, disse que é contra, porque quem decide os horários são os clientes. “Isso não tem como. Se a gente tiver uma entrega para fazer as 15 horas, o cliente vai esperar até as 17 horas?”, questionou.
Valter Lima, que tem 26 anos trabalhando como carroceiro, também disse não concordar. “A gente vive de uma aventura. Saímos de casa com a carroça, encontramos um frete de manhã e não poderemos esperar até a tarde. Estou de acordo com as outras determinações, com essa não”, afirmou.
O carroceiro José Ailton, 18 anos no ofício, defendeu que o melhor horário para transitar é durante o dia, enquanto o comércio está aberto. “Eu também não concordei com essa mudança de horário”, disse.
Outra medida que causou polêmica, foi a proibição de memores guiarem carroças. “Eu tenho 17 anos, minha mulher está grávida e como é que eu vou viver? Minha carroça é o meu ganha pão. Eu estou trabalhando e não vou respeitar a medida”, afirmou o carroceiro Gilvan Souza.
Confira os locais onde serão pontos de podas e entulhos
Rua Lopes Rodrigues – Fundo do Hospital Colônia
Avenida de Canal, Transversal da Rua Sorvete
Avenida de Contorno – vizinho ao posto de gasolina 24 horas
Avenida de contorno, vizinho a Cimetex
Avenida de Contorno -, Ponto Nacional Gás
Rua Euriápoles, Conj. João Paulo
Avenida de Contorno, Próximo a usina de Asfalto
Feira da Estação Nova
Rua Hunaitá – Feira do Sobradinho
Fundo do Sac
Rua São Cosme e São Damião – Santa Mônica
Rua Araujo Pinho, ao lado do Casarão Olhos D’água
Rua Cristal – Brasília
Baraúnas – Praça da Baraúnas
Fundo do condomínio Lagoa Grande
Rua Realeza – Parque Getúlio Vargas
Final da rua Macário Cerqueira – Muchila II
As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade