Daniela Cardoso
 
Moradores do conjunto Feira V, em Feira de Santana, reclamam da situação de um córrego que com a chuva da última quarta-feira (20) transbordou e invadiu as casas. Os moradores contaram que a água levou sujeira e até fezes para dentro das casas, gerando risco de doenças e contaminações.
 
“O conjunto não está comportando a quantidade de água. O esgoto está todo sujo com mato e lixo. Eles desviaram o esgoto na esquina do bairro Mangabeira e está prejudicando todo mundo. Agora não a água da chuvacomo também a água que enche o esgoto está voltando para as casas. Eles têm que tomar uma providência”, cobrou a moradora, Claudete Rodrigues Cardoso.
 
A moradora contou que a chuva invadiu a casa e ela perdeu móveis e documentos. “Foi um horror. Meu quintal ficou cheio de fezes que foram trazidas pelas águas. Eu perdi diversas coisas, porque está tudo contaminado”, afirmou. “Já procurei diversos órgãos. Um diz que a responsabilidade é da Embasa, outro diz que é do Meio Ambiente. É um jogando para o outro”, completou.
 
O morador Nivaldo Magalhães também reclama da situação. “Se eles não limparem esse esgoto, toda vez que chover vai acontecer o mesmo. Eu acho que se eles não podem fazer o canal, que é o necessário, pelo menos duas vezes ao ano eles deveriam limpar o esgoto”, afirmou.
 
O secretário municipal de obras, José Pinheiro, disse que três fatores contribuem para o problema.  “O primeiro fator são as construções irregulares. O segundo, é que as pessoas aterraram uma área de capitação das águas, que trabalhava para que isso não ocorresse. O terceiro fator, é que as águas dessas casas estão interligadas ao canal das águas de banheiro, então quando o riacho sobe as águas vão para dentro das casas”, explicou
 
Pinheiro ressaltou que a prefeitura está tomando as providências, através da secretaria municipal de Meio Ambiente, que é responsável pelo riacho e afirmou que a parte de esgotamento é com a vigilância sanitária e a Embasa
 
As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade