Na Bahia, em 2010, para cada grupo de 100 crianças com idade entre zero a 10 anos, 14 não possuíam registro civil. Em Feira de Santana, os dados do Censo daquele ano apontavam que cerca de 950 crianças nessa faixa etária não existiam legalmente perante a lei. Para viabilizar a emissão do documento, a Secretaria de Desenvolvimento Social vai promover o Mutirão de Registro Civil e Documentação Básica no dia 4 de maio.
Feira de Santana
Mutirão de Registro Civil será realizado em Feira de Santana
Os detalhes da iniciativa, que faz parte do projeto “Minha Certidão”, foram discutidos durante encontro na manhã desta quarta-feira, 13, no Auditório Dr. João Batista Cerqueira da Secretaria de Saúde.
Acorda Cidade
Os detalhes da iniciativa, que faz parte do projeto “Minha Certidão”, foram discutidos durante encontro na manhã desta quarta-feira, 13, no Auditório Dr. João Batista Cerqueira da Secretaria de Saúde, com a representante da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Fernanda Cruz, o secretário de Desenvolvimento Social, Ildes Ferreira, assistentes sociais, psicólogos, entre outros.
Conforme explicitou Maria Fernanda Cruz, o objetivo do mutirão é ampliar o acesso à documentação civil e assegurar o que diz o artigo VI da Declaração Universal dos Direitos Humanos: “Todas as pessoas tem o direito de ser, em todos os lugares, reconhecidas como pessoas perante a lei”.
Ao solicitar dos presentes a colaboração de unirem forças para atingir essa meta, ela destacou que as pessoas sem registro civil estão impossibilitadas de ter acesso à saúde e à educação.
“O registro de nascimento significa a oficialização da existência do indivíduo”, reforçou a representante da Secretaria de Justiça para, em seguida, listar o que o documento garante ao cidadão: “Matricular-se, participar de programas sociais, como o Bolsa Família, trabalhar com carteira assinada, casar e votar”, apontou.
O secretário Ildes Ferreira, por sua vez, informou que na próxima sexta-feira, 15, às 14h30, o prefeito José Ronaldo de Carvalho estará dando posse aos membros do Comitê Gestor Municipal da Certidão de Cidadania, em seu gabinete. Ele disse, ainda, que no dia do mutirão o secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Almiro Sena, deverá estar em Feira de Santana.
O projeto “Minha Certidão” conta com o apoio do Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública, Conselho da Criança e do Adolescente e secretarias municipais de Saúde e Educação. As informações são da Secom.
Assuntos