Na manhã desta terça-feira (12), o secretário da Casa Civil e coordenador do Comitê Estadual para Ações de Convivência com a Seca, esteve em Feira de Santana para apresentar as ações de convivência com a seca já executadas e em andamento pelo Governo do Estado, na 6ª Reunião Itinerante do Comitê.
Na reunião, que contou com a presença de 31 prefeitos dos municípios pertencentes aos territórios Bacia do Jacuípe e Portal do Sertão, Rui Costa anunciou um investimento de R$ 4,5 bilhões em abastecimento de água até o final de 2014.
Desses 31 municípios, 24 estão em situação de emergência decretada. Rui Costa anunciou a distribuição de patrulhas mecanizadas entre os consórcios legalizados, para reforçar a construção de barreiros, barragens subterrâneas e de aguadas na região do semiárido.
“Vamos equipar todos os 12 territórios com um conjunto de máquinas, que chamamos de patrulha mecanizada, com o objetivo de melhorar a estrutura hídrica do estado. A Embasa investiu mais de R$ 80 milhões em abastecimento de água, uma parceria dos governos estadual e federal”.
O secretário anunciou a construção de duas biofábricas de palma no Estado, uma de maior porte em Juazeiro e outra de menor porte em Feira de Santana.
“Vamos consolidar a cultura de Palma, que é uma planta capaz de suportar longos períodos de estiagem e vamos distribuir todo mês, a partir de dezembro, 1 milhão de mudas para os agricultores”.
Sementes – Rui Costa disse que nos lugares que tiveram chuvas suficientes para arar a terra, serão distribuídas sementes para os agricultores.
“Não temos como impedir a seca. É como a neve, não tem como impedir. Temos que aprender a conviver com a seca, estruturar a produção, para que tenha alimentos para os animais e água para a população, mantendo a produção do homem no período de estiagem”.