Terceiro dia de Flifs
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O terceiro dia do Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (Flifs) chegou com uma programação especial dando continuidade a grande festa literária na cidade. Muitos estudantes estão chegando de diversas cidades da região para acompanhar. Nesta edição, a Feira do Livro traz como tema “Narrativas femininas, histórias para resistir”, colocando protagonismo de mulheres plurais no centro das memórias.

📲 😎SEJA VIP: Siga nosso canal no WhatsApp e receba conteúdos exclusivos

Rita Brêda, coordenadora da Flifs e vice-reitora da Universidade Estadual de Feira de Santana, falou ao Acorda Cidade sobre o terceiro dia de evento que traz toda a região para pensar o protagonismo feminino.

“Realmente a nossa expectativa tem sido atingida mesmo, uma grande adesão, não só das escolas, não só de Feira de Santana, temos escolas de Serra Preta, de Ichu, de Santa Luz e de outras cidades circunvizinhas, uma grande movimentação, não só pela política do Vale-Livro, que fortalece a distribuição do Vale e a formação de leitores, mas também de participação nas atividades”.

Terceiro dia de Flifs
Rita Brêda | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Rita destacou a participação do Robozão, da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado, na quarta-feira, que chamou atenção de muita gente. Para além das atividades, apresentações e debates culturais, o evento tem trazido muitos outros atrativos como esse, que tem sido um sucesso.

Robozão da Secti na 17ª da Flifs
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Hoje o Robozão se representa e temos públicos em todas as atividades. Atividade da Praça do Cordel, das mesas, dos lançamentos, na Flifinha. A Flifinha com uma grande participação em todas as atividades. A gente avalia de forma muito positiva a participação até agora. Estamos chegando ao terceiro dia, as livrarias, as editoras, com a boa circulação e de vendas. Então isso deixa a gente muito feliz que o evento é feito para isso, para que as pessoas circulem e se deparem com várias práticas culturais”. 

Terceiro dia de Flifs
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Visitantes de carteirinha, os alunos da Escola Estadual Dom Pedro II, da cidade de Coração de Maria estiveram na Flifs neste terceiro dia. Ao Acorda Cidade, a professora do grupo, Lísian Alves e vice-diretora da unidade, falou sobre a participação de 80 crianças na 17ª edição do evento.

Terceiro dia de Flifs
Lísian Alves | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Um momento muito significativo para os meus alunos, visto que a educação vai além da sala de aula e esse momento onde ele vai interagir, comprar livros e conhecer a cultura local é muito importante”, segundo ela, em todas as edições, a escola traz um grupo de estudantes.

Além dos stands montados na Praça Padre Ovídio, a Praça da Matriz, no coração da cidade, com os palcos, a Flifinha, especialmente organizada para a criançada, a Praça do Cordel, de alimentação, entre outras atrações, os participantes também contam com o espaço do Sesc-Centro, que está bem próximo do local. 

Terceiro dia de Flifs
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Com a professora do Dom Pedro ll estavam Gabriela Reis e Rebecca Desiderio. Ao Acorda Cidade, as meninas contaram que este é o terceiro ano participando da Feira do Livro, sempre uma nova oportunidade para acompanhar outras visões de mundo através da literatura.

“É uma experiência que pode mudar a nossa realidade. O mundo da leitura é incrível e eu acho que quanto mais a gente lê, mais conhecimento a gente adquire, então isso é sem igual, é incrível, perfeito”, disse Gabriela. 

Rebeca também destacou a importância da Flifs para influenciar novos leitores de modo divertido.

Terceiro dia de Flifs
Rebeca e Gabriela | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Eu gosto bastante dos livros, mas confesso que a parte da cultura chamou muito a minha atenção, porque é um lugar gostoso, aconchegante, a gente ama esse espaço. Essa cultura em si é incrível”, disse Gabriela.

Rebeca acrescentou que: “Além da cultura, existe a comunhão, conhecer novas pessoas, dividir novas experiências, eu acho que é isso”.

De Feira de Santana, Ana Júlia Vitória estava participando com a Escola Estadual Otávio Mansur de Carvalho, do bairro do Caseb. A jovem está cursando o 9º ano do Ensino Fundamental ll. De casa, ela trouxe bons incentivos à cultura nordestina.

Terceiro dia de Flifs
Ana Júlia | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Eu já vim outras vezes, até com os meus avós, ela me ensinou também sobre o cordel, que ela ama, eu já fui desenhada pelo rapaz que faz cordel e minha avó me explicou sobre a literatura. Eu gosto devido às histórias que ela contou, que ela viveu, as experiências”. 

Através do vale-livro ela já estava adquirindo mais alguns para sua coleção. “O Mágico de Oz e o Pequeno Príncipe, amo desenho de pintura e gosto de ler também”. 

Quem estava trabalhando, mas aproveitando bastante o festival foi Marcos Ferreira, da Livraria São Marcos. Ele saiu da cidade de Divinópolis, Minas Gerais e já está em sua sétima participação no evento. 

Para ele, cada ano surpreende mais, mas este ano, as vendas estão ótimas até o momento.

Terceiro dia de Flifs
Marcos Ferreira | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Estamos acima das expectativas, porque nos outros anos a gente não trabalhava com vale-livro. E esse ano surpreendeu porque é o primeiro ano que a gente trabalha com vale-livro. Eu tenho livros infantis, infanto-juvenil, adulto e livro técnico. É preço único. Nós viemos com diferencial para a feira, R$ 10 qualquer livro”, contou o vendedor. 

A feira começou na última terça-feira (27) e segue até o próximo domingo, dia 1º de setembro. Quem ainda não teve tempo de conferir, pode acompanhar uma programação especial aqui, com atividades no turno diurno e noturno. Não perca! 

Terceiro dia de Flifs
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Rita Brêda ainda destacou que até no período da noite, as atrações culturais têm atraído um grande público para o evento. 

“Tivemos duas noites já de grande participação de público por conta das atividades culturais. O primeiro dia com Marizélia e a banda Quixabeira da Matinha, ontem com o Carol e com o grupo de semiáridas, de mulheres apresentando belíssimos espetáculos e com a grande participação de público, o que deixa a gente extremamente satisfeita e reconhecido que o nosso objetivo vem sendo concretizado”, finalizou.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Leia também:

Mais de 2 mil alunos de escolas municipais devem passar pela 17ª edição do Flifs

Flifs 2024: Feira do Livro começa nesta terça (27); veja a programação

17ª edição da Flifs é lançada em Feira de Santana; evento acontece entre os dias 27 de agosto e 1º de setembro

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram