O processo de publicização, quepermitepassar o serviçopúblico do Hospital GeralCléristonAndrade (HGCA) para a umaOrganização Social, foisuspensapelojuizdaFazendaPública, RoqueRuyBarbosa, natarde de ontem (11), apósanalisarumaAção Popular movidapelodiretor do Sindicato dos Enfermeirosda Bahia, Edklercio Gomes.
O advogadoquerepresentou a ação, Ronaldo Mendes, estevenamanhãdestaterça-feira (12) junto com Edklercio no programaAcordaCidade. Eleafirmouque a decisãodaterceirizaçãofoifeita de forma arbitrária.
“A decisão do governofoitomada em apenassetedias, semouvirosinteressadosdiretos. Entendemosque a lei quepossibilita a publicizaçãoéinconstitucional, poisexiste um manual de orientaçãodasecretaria de Administração do Estadoda Bahia quefalaqueserviçosestataisnãopodemserpublicizados, ouseja, terceirizados, entãoháincoerência do estado do Bahia”, afirmou.
Foto: Edklercio Gomes
Edklercio Gomes defendeuqueentrou com a açãoconsiderando as questõestrabalhistas, e também as questõesdasaúdepública. “Osfuncionários do hospital devemteracessoatravés de um concursopúblico. Com a decisão de terceirizaçãomuitosdireitosdeixarão de existir, assimcomoosconcursospúblicos. OsfuncionáriosquedesejemprestarserviçoaoestadoterãoqueprestaratravésdaOrdem Social”, explicou. Edklerciodisseaindaque com a terceirização, a lei obrigaabsorverapenas 30% dos servidores.
Em contato com o Acorda Cidade, o deputado Zé Neto disse que vai aguardar ser notificado para tomar as devidas providências. Ele mais uma vez defendeu que não se trata de privatizar o Clériston e sim mudar a gestão.
“Vamos ver o que foi dito pelo juiz e esclarecer que não há privatização. Estamos pegando uma parte administrada pelo Estado e passando para uma organização social, que vai ter a presença dos trabalhadores no Conselho e vai ter toda uma fundamentação”, disse.
Zé Neto afirmou ainda que não há possibilidade das pessoas serem demitidas, nem de serem transferidas contra a vontade. “Nós só queremos melhorar o atendimento”, declarou.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade.
Termos de Uso
e
PolÃtica de privacidade