De acordo com o calendário estabelecido pela Secretaria estadual de Educação, hoje e amanhã (28) são datas destinadas para matrÃculas dos alunos novos e de escolas particulares. Mas não foi feita hoje nenhuma matrÃcula naquela unidade educacional.
Pais e alunosforamsurpreendidosnamanhãdestaquarta-feira (27) com a falta de vagaspara o ensinomédio no ColégioLuiz Eduardo Magalhães. De acordo com o calendárioestabelecidopelaSecretariaestadual de Educação, hoje e amanhã (28) sãodatasdestinadasparamatrículas dos alunosnovos e de escolasparticulares. Masnãofoifeitahojenenhumamatrículanaquelaunidadeeducacional.
A dona de casa Sintia Porto, chegoucedoparamatricularumafilha e o sistemaaindanãoestavaaberto no postoeletrônico de matrícula, e o diretorteriainformadoquenãotinhamaisvagas.
“Eupensoqueissosejadiscriminação, porqueatéontem (26) tinhamvagasparaalunos de escolaspúblicas e hoje e amanhã, paraalunosvindos de escolasparticulares, nãotemmaisvagas”, afirmou.
Elanãoacreditaquetenhasidofeitamatrículasantecipadasparaosalunosnovospelofato de outraspessoasteremtentadomatricularosfilhos em datasanteriores e o sistemanãoteraceitado. Sintia Porto cobra um esclarecimentodasecretaria de Educação do estadooudaescola. “Dizerquenãotemvagas, issoeunãoaceito”, salientou.
Naexpectativa de tambémconseguirumavagapara um filho, José dos Santos, dissequechegou 4 horasdamanhã, quandofoisurpreendidopelo vigilante daescola, quenãohaviavagas, fatoconfirmadopelodiretormomentosdepois. Eleinformouquejámatriculou o filho no GastãoGuimarães, masafirmouestarindignado com a situação e quequer a vaga no Luiz Eduardo, jáqueesseé o desejo do filho. “Estamosesperandoumaresposta do diretoroudaDirecsobreessasituação”, disse.
O diretor do ColégioLuiz Eduardo Magalhães, EdvanPedreira, confirmouquenãoexistemmaisvagaspara o ensinomédio nos turnosmatutino e vespertino. Eleexplicouque nos dias 19 e 20, datas em que a secretaria de Educaçãoestabeleceumatrículasparaalunostransferidos, as vagasdestinadasparaosalunosnovosforampreenchidas.
Elereconhecequehouvefalha no sistema de matrículas, emborareconheçaque a procurapelocolégioémuitogrande. “As vagas do sistemaforamdisponibilizadastodas no primeirodia de matrícula, quefoi 19 de fevereiro. Issodeveriaserfeitoapenasparaosalunostransferidos”, afirmou. Segundo EdvanPedreira, nãotemcomo resolver essasituação. Eleinformouqueexistiamaotodo 440 vagaspara o primeiroano do ensinomédio e todasforampreenchidas.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade.
Termos de Uso
e
PolÃtica de privacidade