Laboratório vivo
Aula prática envolve alunos da Pós-Graduação em Emergência da FTC
O ambiente pré-hospitalar foi vivenciado na área externa da faculdade com os destroços de um carro batido, onde os futuros emergencistas tinham que adentrar o veículo para fazer a abordagem da vítima
Acorda Cidade
A realidade vivida pelas equipes de emergência, nos ambientes pré e intra-hospitalar, foi praticada em laboratório vivo pelos pós-graduandos em Urgência e Emergência da FTC Feira, nas disciplinas de Trauma e Cardiologia, ministradas pelo professor Carlos Estrela.
Seguindo a metodologia de dinâmica de simulação em atendimento real, aprendendo a controlar a emoção e ganhando destreza nas técnicas de atendimento ao politraumatizado, os alunos da especialização tiveram preparo em aulas teóricas e, posteriormente, colocaram em prática o que cada situação exigia de condutas a serem prestadas à vitima.
O ambiente pré-hospitalar foi vivenciado na área externa da faculdade com os destroços de um carro batido, onde os futuros emergencistas tinham que adentrar o veículo para fazer a abordagem da vítima. Eles tiveram que vencer os riscos reais como das partes cortantes da chaparia amassada e das migalha de vidros. Além dos riscos potenciais como incêndio do veículo e, acima de tudo, prestar um atendimento de excelência, humanizado e no rigor das técnicas exigidas, dentro de um espaço reduzido provocado pela intrusão do veículo colidido.
No ambiente hospitalar foram realizados atendimentos das mais variadas possibilidades de abordagens, dos que chegam conduzidos por equipes de emergência de resgate, básica, avançada e por leigos.
Na avaliação do professor Carlos Estrela, da disciplina Cardiologia, as possibilidades de aprendizado foram as mais variadas possíveis. “A prática sempre esteve presente e acompanhada da tecnologia exigida pelos atuais protocolos da área. Os alunos tiveram a oportunidade de trabalhar com o desfibrilador externo semi-automático (DESA) e automático (DEA), suporte avançado à vida (SAV) e eletrocardiograma”, explicou.
Assim, nesse ambiente de laboratório “real”, a Pós-Graduação FTC capacitou àqueles que pretendem se especializar e trabalhar com as emergências, uma área exigente em tomada rápida de decisões acertadas.
A pós-graduação FTC está com matrículas abertas nos 18 cursos oferecidos, com descontos de 20% para conveniados e ex-alunos. A aula inaugural está prevista para março.
Assuntos