Prefeitura interrompe construção civil em área de preservação permanentePrefeitura interrompe construção civil em área de preservação permanentePrefeitura interrompe construção civil em área de preservação permanentePrefeitura interrompe construção civil em área de preservação permanente
Daniela Cardoso
Equipesdassecretarias do MeioAmbiente e de DesenvolvimentoUrbanoestiveram no fimdamanhãdestaquinta-feira (21) em umaárea de preservaçãopermanente, no bairroLagoaSalgada em Feira de Santana, ondeestavasedorealizadaumaconstrução civil. O objetivofoilimpartoda a área, derrubandocercas, alicerces e meios-fios.
O proprietário, JoãoAlvesFilho, afirmouqueadquiriu a área em outubro do anopassado e quetemtodososdocumentos, inclusive as quitações de IPTU. Eledissetambémquenãohánemágua e nemvegetação e que a propriedadeé particular.
“Como o poderpúblicopodecobrarIPTU de umalagoa? Elesestãodestruindo a rua 20 e euestouaqui com o documento do IPTUpago. Eunãoloteei nada, jáexistiaesseloteamentodesde 1978 e desdedessaépocaque a prefeiturajálançavaIPTU. Conversei com o secretário Roberto Tourinho, levei a documentaçãoqueele me pediu, a escritura e tudomais”, disse.
JoãoAlvesafirmouquevaitomar as atitudesjudiciaiscabíveis. “Vamosentrar com umaação contra a prefeiturapelodanocausado no local. A açãovaiserconjunta com osproprietários dos lotes”, afirmou.
O secretário Roberto Tourinho, informouque o proprietáriodaárea, queéumanascentedaLagoaSalgada, játinhasidonotificadopelasecretaria do MeioAmbiente e pelasecretaria de DesenvolvimentoUrbano, poiseleestavaconstruindo um loteamento em umaáreaambientalpermanente, além de estarvendendolotessem a autorizaçãodaprefeitura.
“Nãoexiste e nempoderiaexistirautorizaçãodaprefeituraparaconstrução, poiséumaárea de preservaçãopermanente e eudisseisso a elequandoeleestevenasecretaria. Estamoscumprindo com nossopapel”, ressaltouTourinho.
O secretário de DesenvolvimentoUrbano, JoséPinheiro, explicouquequalquerpessoapodeter a documentaçãodaárea, masdissequequando se trata de preservaçãopermanente, a pessoatem a obrigação de manter a áreaintocável. Segundo ele, o ambientenãopodeseralterado e époressemotivoque o proprietáriofoinotificado. Pinheirodisseaindaquemesmoquenão fosse área de preservaçãopermanente, o proprietárionãopoderiaconstruir, poisnãotemalvará e nãodeuentrada com o projetonasecretaria.
“A Procuradoriadeveráabrir um processo crime contra o proprietárioparaqueelerecupere o quedanificou. Nessecaso a prefeituranãodáescritura. A prefeiturasódáconcessõesparaórgãospúblicos e nãoparticulares. Ninguémestánegandoque a propriedadeé dele, maseledeverespeitar, pois se trata de umaáreapermanente e nãopodeserutilizadaparaconstrução civil”, afirmou.
O secretário de DesenvolvimentoUrbanodisseaindaquevaiaoProcuradorGeral do Municípioparaque o proprietário do terrenosejaacionadopelomunicípio e venha a responder civilmente e penalmente, além de terqueressarcir a prefeiturapelosdanoscausadosaomeioambiente.
O ambientalista, FreiJoséMonteiroSobrinho, afirmouqueapesardaáreaestáseca, podeserumalagoa, jáquesegundoele, a lagoapodeestásecadurante a estiagem e cheia no períodochuvoso. “Aquiésimumalagoa. Elaéimportante, poisquandochove forma um complexo com a Lagoa do Subaé. Elaspraticamente se unem. Éumaáreaimensaquepodeter um proprietário, maselesópodeusardentro de normasquesãobemclaras. Essaáreaédaságuas”, ressaltou.
As informaçõessão do repórter Paulo José do AcordaCidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade.
Termos de Uso
e
PolÃtica de privacidade