
A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) estabeleceu um acordo com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea/BA) para trazer mais benefícios para a comunidade atendida pelo programa de extensão da instituição, o Escritório de Engenharia Pública (Eptec/Uefs).
Participaram do encontro a Pró-reitora de Graduação, a professora Rosa Eugênia Vilas Boas Moreira de Santana, representando a reitoria da Uefs; o engenheiro agrimensor Joseval Carqueja, Presidente do Crea/BA; Professor Koji de Jesus Nagahama, diretor do Departamento de Tecnologia; professor Anderson de Souza Matos Gadéa, coordenador do Eptec e professor Gerinaldo Costa Alves, criador do Eptec, além de professores dos cursos de engenharias e estudantes.
O foco principal do acordo é a redução do custo da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) para os profissionais qualificados associados ao Eptec/Uefs. Esta medida facilita a regularização e a participação ativa desses profissionais, tornando a formalização de projetos e estudos técnicos mais acessível, função disso, a denominação de ART Social.
O Eptec/Uefs tem um papel vital na prestação de assistência técnica à comunidade. Agora, beneficiários de comunidades desfavorecidas e instituições de caridade podem ter acesso a serviços técnicos profissionais, como a elaboração de projetos e estudos, a um custo reduzido da ART. Isso amplia a capacidade dessas comunidades de implementar melhorias em sua infraestrutura e construções.
Além disso, o acordo permite a integração de outros setores e programas de extensão da Uefs. Essa integração aumenta a possibilidade de estender os benefícios para além da engenharia, promovendo uma abordagem interdisciplinar e colaborativa.
Ao melhorar o acesso a serviços técnicos de engenharia, o acordo contribui para o desenvolvimento sustentável das áreas atendidas e reforça a responsabilidade social tanto da Uefs quanto do Crea/BA. É um passo significativo para destacar a engenharia como uma força transformadora e para beneficiar diretamente as comunidades mais necessitadas.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram