Blogueira cubana defende liberdade de expressão e critica protestos violentos
O filme deveria ter sido exibido na noite de ontem (18), mas foi impedido pelos protestos de grupos estudantis e de movimentos ligados ao PC do B e ao PT, simpatizantes ao governo cubano.
Mantendosempre um semblantesereno, a blogueiraYoaniSánchezque, após 20 tentativasfrustradaspodesair de Cuba, confessouexperimentar um misto de sensações em meioàsmanifestaçõespopularesfavorecidas no Brasilpeloprocessodemocrático. Em coletivaàimprensanamanha de hoje (19), Sánchezdefendeu a liberdade de expressão e criticouduramente o governocubano, quemorquestra, segundoela, um verdadeirofuzilamentomidiático de suaimagem.
A últimaatividadedablogueira em Feira de Santana acontecenanoite de hoje (19), a partirdas19h. Elavaifalarsobre "Liberdade de expressão e direitoshumanos: questõessobre a realidadecubana". O eventoéabertoaopúblico e vaiacontecerna Casa de EventosOlimpoqueficarodovia BR-324, nasimediações do antigoClube de Campo Cajueiro. Tambémvaiserexibidaparte do documentário "Cuba Honduras", do cineastabaianoDudaGalvão, em que a ativistacontasuahistória.
O filmedeveriatersidoexibidonanoite de ontem (18), masfoiimpedidopelosprotestos de gruposestudantis e de movimentosligadosao PC do B e ao PT, simpatizantesaogovernocubano. Yoaniéalvo de manifestaçõesdesdequedesembarcou no Brasil, primeiro em Recife, logo em Salvador e Feira de Santana.
Elacontouqueadorou a diversidadebrasileira e também a semelhança com seupaís, algocomouma "Cuba do futuro"; disseaindaqueveioaopaíspreparadaparaosprotestos, anunciados em forma de ameaçaspelogovernocubanomesmo antes do iníciodaviagem. "Me prometeramumarespostacontundente. Além do mais, estouacostumadaà forma comotrabalhameugoverno, sempre com métodosmuitosujos contra seusadversários. Desdequeabrimeu blog – Generación Y – recebitantasacusaçõesque se pudessefazerumaantologiadadifamação, acreditoqueestateriamais de mil páginas", relata.
Sobre o teordasacusaçõesoriundas dos protestos, no entanto, Sánchezreage: "souumapessoapacífica, uso a palavra e o trabalhojornalísticoparaexpressarminhasideias. Nos protestos as pessoasatuamcomo se estivessemdiante de alguémresponsávelpor um ataquemilitar, um terrorista. Sópossoacreditarqueaquelaspessoasnuncaleramosmeustextos e sãoapenasinfluenciadasporterceiros", argumenta.
Poroutrolado, a blogueiraafirmouque a "liberdade de expressãoé um dos sintomasmaissaudáveis de umasociedade e deveserrespeitada. Venho de um paísondeosmeios de comunicaçãopertencem a um únicopartido, o Comunista, e sãopagos com dinheiropúblico, dos cidadãos. Conheçobem o tipo de produtoqueessacensuragera: um cidadãoapático, controlado, quenãopodecontra-argumentarqualquerinformação. Porisso, acreditoque a cidadaniadevelutarpelaliberdade de expressãocomo um dos meiosmaispreciososquepodeterumanação", defendeSánchez.
Generación Y
A cubana, queganhoufama e repercussãointernacionalgraçasaosucesso do blog criadoporela – Generación Y – disseque se sentesurpreendidapelafama, masreconhece a responsabilidadequetem. "Quandocomeceiestetrabalhosabiaqueminhavidaiamudar. Hoje, minhafamíliaestáfragilizada e euperditoda a minha a privacidade. Mas, nãogosto do papel de vítima, souprofundamenteresponsávelpeloquefaço. Seique o governo do meupaísétotalitário e detémtodo o poder. Porissomesmo, suaestratégiaédestruir a minhaimagem".
Mesmo assim, a blogueira já foi reconhecida com vários prêmios estrangeiros graçasaoseutrabalho de protesto contra a ditadura instalada em Cuba. No país, o acesso ao blog já foi proibido durante três anos. O domínio daspáginas (em Cuba, cu) é de propriedade do governo. O blog de Yoanié de domínio ".com".
Roteiro por outros países
Da Bahia, Sánchez segue um roteiro de viagem que durará 80 dias. Inicialmente vai a Amsterdã, na Holanda, onde participa a convite da anistia internacional de um Festival de Cinema. Logo visitará o México para a Reunião Interamericana de Imprensa, que vai acontecer em Puebla; daí, segue para Nova Iorque, a convite de estudantes universitários. Sánchez também irá a Madrid, onde vai receber o Prêmio do Congresso de Redes, e finalmente, visitará uma irmã que mora em Miami, nos Estados Unidos.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade.
Termos de Uso
e
Política de privacidade