Acorda Cidade
A seleção brasileira sub-20 deu adeus precocemente ao Sul-americano da categoria. Nesta sexta-feira, a equipe nacional precisava de um triunfo diante da seleção peruana, mas decepcionou e acabou perdendo pelo placar de 2 a 0. Os gols do duelo foram marcados por Yordy Reyna, aos 23 minutos do primeiro tempo, e Flores, já aos 45 minutos da segunda etapa.
Desse modo, o Brasil acaba desclassificado da competição ainda na primeira fase, assim como a anfitriã Argentina. As duas maiores forças da América do Sul estão fora do Mundial da categoria. Em 18 edições do Mundial, o Brasil não disputou o torneio apenas uma vez, em 1979. Além disso, a seleção brasileira é a atual campeã do mundo e tricampeã sul-americana.
Nesta edição do Sul-americano, porém, o Brasil teve uma campanha pífia. A equipe se despede na última colocação do grupo B, atrás da Venezuela no saldo de gols. Em quatro jogos, a seleção brasileira conquistou uma vitória (sobre a Venezuela), um empate (diante do Equador) e duas derrotas (para Uruguai e Peru). O hexagonal final do torneio será disputado por: Uruguai, Peru, Equador, Chile, Colômbia e Paraguai.
O jogo
Novamente sem movimentação no ataque e com a defesa desatenta, o time canarinho foi castigado aos 23 minutos do primeiro tempo. Yordi Reina recebeu lançamento longo e, em posição irregular, se aproveitou de vacilo da linha defensiva verde e amarela e tocou no canto de Luiz Gustavo, que ficou imóvel.
Na volta do intervalo, o técnico Émerson Ávila trocou o santista Felipe Anderson, mais uma vez apagado, e lançou Mattheus, filho de Bebeto. O gremista Leandro também foi sacado e deu lugar a outro flamenguista: o meia-atacante Adryan.
Apesar das mudanças, a grande chance acabou sendo peruana. O meia Cristian Benavente, do Real Madrid B, tabelou com Diego Chávez e parou em boa defesa de Luiz Gustavo. No rebote, Jean Deza concluiu para o gol e o botafoguense Dória salvou na última hora.
Os brasileiros seguiram sem apresentar poder de reação, insistindo em lançamentos longos para o centroavante Bruno Mendes e com marcação frouxa. Além de não levar perigo ao goleiro Angelo Campos, a seleção ainda foi incomodada pelos velozes contra-ataques peruanos.
Em um deles, Flores aproveitou rebote de bola na trave que bateu nas costas de Luiz Gustavo e tocou para o gol vazio para selar a vitória e a classificação. Assim, o Brasil, que havia partido ao ataque na pressão, saiu do gramado do estádio Bicentenário sem a vaga no hexagonal final.
Mais cedo, o Uruguai até facilitou a vida dos brasileiros ao empatar em 2 a 2 e eliminar a Venezuela. A seleção Vinho Tinto precisava de uma vitória para igualar os cinco pontos do Equador e sonhar com a classificação, mas acabou frustrada com o empate. Josef Martínez abriu o placar para os venezuelanos e Diego Rolán deixou tudo igual. Juan Año recolocou a Venezuela em vantagem, mas Nicolás López definiu o resultado.
Dessa maneira, o grupo B termina com o Peu na primeira colocação, com sete pontos, contra seis do vice-líder Uruguai e cinco do Equador. Eliminados, Brasil e Venezuela ficaram com quatro pontos.
No grupo A, Chile, Colômbia e Paraguai garantiram vaga, enquanto Bolívia e a anfitriã Argentina também estão eliminadas.
Fonte: Espn Estadão