Feira de Santana

Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência visita Câmara Municipal para verificar acessibilidade

Eremita disse que está na Câmara há 20 anos e que sempre viu a dificuldade que as pessoas com deficiência tinham para acessar a Casa.

Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência visita Câmara Municipal para verificar acessibilidade Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência visita Câmara Municipal para verificar acessibilidade Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência visita Câmara Municipal para verificar acessibilidade Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência visita Câmara Municipal para verificar acessibilidade
acessibilidade câmara (2)
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

A equipe do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência fez uma visita a Câmara Municipal de Feira de Santana na manhã desta sexta-feira (12) para verificar a situação da acessibilidade com a reforma do prédio. A presidente do Conselho, Rosilene Oliveira Costa destacou que quem tem que testar a acessibilidade são as pessoas que têm deficiência.

📲 NOTÍCIAS: siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp

“A acessibilidade na nossa cidade é muito difícil, muitos cadeirantes têm cadeira elétrica e são muitas dificuldades. Aqui na Câmara com a reforma, está tudo muito bonito e com acessibilidade perfeita. Internamente está muito bom, mas no passeio não tem rampa. Isso a presidente da Câmara disse que é de responsabilidade da prefeitura”, disse.

acessibilidade câmara (4)
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

A presidente Eremita Mota (PP), informou que irá oficializar a prefeitura sobre esse problema no passeio da entrada da Câmara Municipal. Outro ponto que a vereadora destacou, é a entrada com acessibilidade ser pela lateral do prédio. Ela esclareceu que o prédio da Câmara é uma arquitetura de patrimônio histórico e que não pode sofrer alterações.

“No prédio da Câmara existe a acessibilidade pela lateral, mas o passeio da rua eu não posso quebrar. A responsabilidade é da prefeitura. Outro ponto é a entrada do prédio, que eu não pude modificar, pois a arquitetura é patrimônio histórico, então fizemos pela lateral que é por onde os vereadores entram”, afirmou.

acessibilidade câmara (4)
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Eremita disse que está na Câmara Municipal há 20 anos e que sempre viu a dificuldade que as pessoas com deficiência tinham para acessar a Casa. Por isso sempre foi um desejo dela fazer essas mudanças e tornar o prédio acessível para todos.

“Um dia, um estudante disse que essa Casa não o representava e eu pensava que no dia que eu fosse presidente, iria abrir esse espaço para todos. Pensei nisso tudo e coloquei a entrada deles junto com a de todos para que eles se sintam iguais. A diferença de uma pessoa para outra sempre existiu, mas somos todos iguais”, destacou.

acessibilidade câmara (4)
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Eremita ainda disse que irá solicitar a gestão municipal que possa liberar a parada de carros no acesso da entrada da Câmara, pela rua Visconde do Rio Branco, já que atualmente se um carro parar ali, ele é multado, dificultando a entrada de pessoas com prioridade, como idosos e pessoas com deficiência.

acessibilidade câmara (1)
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

O cadeirante Lamarque Olímpio de Oliveira Ferreira acompanhou a visita. Ele gostou das melhorias no prédio, mas também observou a dificuldade de acesso devido a falta de rampa no passeio que dá acesso à Câmara Municipal.

“Identificamos um problema na entrada, que não tem uma rampa. Quase que já danifiquei minha cadeira. Tem algumas problemáticas na cidade, que dificultam a nossa locomoção. O poder público precisa ouvir mais os cadeirantes. Os meio-fios são altos, a gente precisa pedir ajuda das pessoas, pois é impossível subir uma barreira tão alta quanto algumas que tem na cidade”, afirmou.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram