Andrea Trindade
Educação
Estudantes podem perder vagas no Sisu porque ano letivo de 2012 vai terminar só em fevereiro
O fim do ano letivo de 2012 só em fevereiro de 2013 vai atrapalhar, não só o ingresso em universidades pelo Sisu, como também através de vestibulares.
Além de mais de três meses de atrasos nas aulas, durante a greve dos professores, os estudantes da rede estadual de ensino, enfrentarão outro problema. Eles poderão ter dificuldade em ingressar em uma universidade federal através do Sistema de Seleção Única (Sisu) do Ministério da Educação (MEC).
As inscrições para o sistema serão de 7 a 11 de janeiro, o resultado será divulgado no dia 11 e a entrega dos documentos para matrículas da primeira chamada deve ser feita entre 18 e 22 do mesmo mês (a segunda chamada será entre os dias 1 e 5 de fevereiro).
O fato é que o ano letivo dos estudantes terminará no dia 28 de fevereiro e até lá, eles não terão todos os documentos exigidos, como o Certificado de Conclusão do Ensino médio, mais conhecido como ficha 19.
Preocupado com esta situação, o professor de química, Sérgio Rômulo Alves, procurou o Acorda Cidade para expor o fato.
“A ficha 19 é o principal documento para assumir a vaga porque ele comprova que o aluno concluiu o ensino médio e está apto para ingressar numa instituição de ensino superior. Muitos alunos vão concorrer a vaga com essa dúvida se poderão ou não assumia-la”, explicou.
SOLUÇÃO
O acorda Cidade entrou em contato com a Direc 2 (Diretoria Regional de Educação) e a diretora, Nívea Maria, informou que vai procurar uma solução para os estudantes na Secretaria de Educação do Estado, em Salvador.
O fim do ano letivo de 2012 só em fevereiro de 2013 vai atrapalhar, não só o ingresso em universidades pelo Sisu, como também através de vestibulares. A ficha 19 também é obrigatória para efetivar matrículas em Centros Estaduais de Educação Profissional (escolas técnicas).
Informações do repórter Ney Silva do programa Acorda Cidade
Assuntos