Saúde
Hospital da Mulher recebe 10 novos leitos para UTI Neo
A presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Fátima de Jesus, informou que os leitos só irão funcionar após uma vistoria da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).
Daniela Cardoso
O Hospital Inácia Pinto dos Santos, conhecido como Hospital da Mulher, recebeu 10 novos leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neo, aumentando para 16 no total. Cerca de 84 profissionais especializados irão trabalhar na unidade. O novo espaço é fruto de uma parceria entre o Governo Federal, através do Ministério da Saúde, o Governo Estadual e o Governo Municipal.
A presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Fátima de Jesus, informou que os leitos só irão funcionar após uma vistoria da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). “Pedimos autorização a Sesab e junto com a equipe de trabalho foi autorizado o planejamento da UTI com instalação. Os recursos foram próprios da prefeitura junto com o ministério e conseguimos implantar mais 10 leitos para beneficiar tanto Feira de Santana como a região.”
A UTI recebeu o nome Graça Pimenta, em homenagem a primeira dama e deputada estadual, que esteve presente no ato da entrega das UTIs junto com o atual prefeito Tarcízio Pimenta.
A enfermeira Luciane Ribeiro, destacou a implantação da sala de atendimento, onde as pacientes serão atendidas de acordo com sua vulnerabilidade e risco. “Ou seja, ela é atendida e é direcionada para uma sala onde é feita uma classificação, que obedece um protocolo que nos dá cinco opções de risco, a emergência, muito urgente, urgente, pouco urgente e o não urgente. A paciente recebe uma pulseirinha e cada cor representará uma classificação.”
Segundo Luciane, antes as pacientes eram atendidas por ordem de chegada. Agora, se for uma emergência, ela será atendida em até 10 minutos. Caso não seja urgente o atendimento será realizado em até 4 horas. “A gente busca a humanização da qualidade do atendimento”, ressaltou.
As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Assuntos