Feira de Santana

'A Base Comunitária de Segurança só terá sucesso com o apoio da comunidade', diz comandante do CPRL

O coronel informou que a BCS vai intensificar as blitzes e as investigações para identificar as quadrilhas que disputam pontos de tráfico no bairro e espera contar com o apoio dos moradores através de denúncias.

 

Andrea Trindade
 
Em menos de cinco dias, três pessoas foram assassinadas no bairro George Américo, depois que a Base Comunitária de Segurança (BCS) foi implantada no local, no dia 27 de setembro
 
O primeiro crime foi registrado no dia 10 de dezembro quando José Célio Valdivino da Silva, 36 anos, foi atingido por quatro tiros,  enquanto jogava dominó, em frente a  um bar. Dois dias depois, o adolescente de 17 anos, Jucicley Botelho Santos, conhecido como “Gordo”, foi morto com tiros  na cabeça e nas costas, quando estava com um colega que também foi baleado e está internado no Hospital Geral Clériston Andrade. E no último domingo (15), foi registrado o terceiro assassinato. O pintor Marcone Davi Santana, 18, foi  abordado pelos matadores enquanto pintava o muro de uma residência.
 
 
O coronel Adelmário Xavier, comandante do CPRL (Comando de Policiamento Regional Leste) disse ao Acorda Cidade que os problemas observados estão sendo ajustados para melhorar a segurança. Segundo ele, um dos ajustes  é a interação com a comunidade local.
 
“Segurança pública é dever do estado e responsabilidade de todos. A base só terá sucesso, se houver a colaboração da sociedade. Destes três homicídios, dois aconteceram no limite da base e o outro, os deliquentes  pularam o muro de uma casa e mataram o jovem que estava trabalhando. O pai da vítima disse que o filho estava sendo ameaçado há muito tempo e não nos procurou para pedir ajuda. Seria melhor ter um filho, talvez preso e vivo, do que um filho morto”, declarou.
 
O coronel informou que a BCS vai intensificar as blitzes e as investigações para identificar as quadrilhas que disputam pontos de tráfico no bairro e espera contar com o apoio dos moradores através de denúncias. 
 
A Base Comunitária de Segurança  do bairro George Américo foi primeira  instalada no interior do estado, após levantamento do número de assassinatos  em Feira de Santana, que apontou o bairro como um dos mais violentos.  Em 2013 está prevista a implantação de mais uma base na cidade com a finalidade de reduzir o índice de violência em Feira de Santana.
 
Informações do repórter Ed Santos do programa Acorda Cidade