Veja o ranking
Itaú é a marca mais valiosa do Brasil
A Interbrand, maior consultoria de marcas do mundo, publica o estudo das Marcas Brasileiras Mais Valiosas anualmente.
Acorda Cidade
A marca Itaú lidera o ranking da Interbrand das Marcas Brasileiras Mais Valiosas de 2012. Seguido por Bradesco, Banco do Brasil, Petrobras e Skol, que completam o Top 5, essas marcas representam 71, 8% do valor consolidado de R$95,9 bilhões entre as 25 marcas brasileiras listadas no estudo.
Em relação ao ranking de 2011, a maioria das marcas se valorizou, sendo que a vigésima quinta colocada esse ano entrou no ranking com a nota de corte de R$250 milhões, um valor significativamente superior a 2011 [quando a nota de corte foi de R$ 209 milhões]
A Interbrand, maior consultoria de marcas do mundo, publica o estudo das Marcas Brasileiras Mais Valiosas anualmente. Criadora da metodologia de avaliação financeira de marcas – e primeira de sua categoria a receber o certificado ISO – a consultoria analisa as diferentes maneiras pelas quais uma marca atinge e beneficia uma organização, desde sua influência sobre os resultados financeiros até a satisfação das expectativas dos clientes.
Para desenvolver sua análise, a Interbrand examina os três componentes principais que contribuem para o valor da marca: Resultados Financeiros: geração de valor financeiro dos produtos e serviços vinculados à marca; Papel da Marca: influência da marca no processo de escolha do cliente; Força da Marca: capacidade de garantir a demanda e ganhos ao longo do tempo.
Ranking de Marcas Brasileiras Mais Valiosas de 2012
1º Itaú – R$ 22,23 bilhões
2º Bradesco – R$ 15,14 bilhões
3º Banco do Brasil – R$ 12,29 bilhões
4º Petrobras – R$ 10,69 bilhões
5º Skol – R$ 8,49 bilhões
6º Natura – R$ 7,3 bilhões
7º Brahma – R$ 5,08 bilhões
8º Vale – R$ 2,47 bilhões
9º Antarctica – R$ 2,42 bilhões
10º Vivo – R$ 2,11 bilhões
11º Renner – R$ 940 milhões
12º Cielo – R$ 868 milhões
13º Casas Bahia – R$ 701 milhões
14º Caixa – R$ 680 milhões
15º Lojas Americanas – R$ 662 milhões
16º Oi – R$ 589 milhões
17º Extra – R$ 586 milhões
18º Net – R$ 397 milhões
19º Hering – R$ 389 milhões
20º Pão de Açúcar – R$ 344 milhões
21º Banrisul – R$ 340 milhões
22º Havaianas – R$ 306 milhões
23º Totvs – R$ 297 milhões
24º Ponto Frio – R$ 270 milhões
Para entrar no ranking, as marcas devem atender a alguns critérios básicos: ser originária do Brasil, publicar informações contábeis e financeiras, fornecer informações suficientes para a identificação da receita individual de suas marcas, gerar EVA positivo [geração de valor do negócio uma vez que a empresa remunere todo o capital investido na operação] e ser amplamente reconhecida nos seus principais mercados.
Marcas que apresentaram maior crescimento e maior valor em 2012
O setor financeiro permanece como destaque no estudo de 2012. E este ano domina o Top 3, representado pela tríade Itaú , Bradesco e Banco do Brasil. O setor varejista também se destaca, com um crescimento médio de 25,2% de valor. A marca Hering , por exemplo, subiu seis posições no ranking com um crescimento de 86%. Casas Bahia fica com o segundo maior crescimento do ranking, com aumento no valor de marca de 57%.As informações são do AdNews
Assuntos