Toque Esportivo

Brasil tem 12 clubes entre os 100 mais do Facebook

Os seguidores dos 100 clubes listados perfazem um total de 239 milhões, cerca de 10% do número total de usuário de internet, estimado em 2,405 bilhões de pessoas.

Brasil tem 12 clubes entre os 100 mais do Facebook Brasil tem 12 clubes entre os 100 mais do Facebook Brasil tem 12 clubes entre os 100 mais do Facebook Brasil tem 12 clubes entre os 100 mais do Facebook

Acorda Cidade

 
O site português Futebol Finance divulgou ontem o segundo levantamento do ano (o primeiro foi em abril) do Futebol Facebook Index – Novembro 2012 – com os 100 clubes com maior número de seguidores do mundo. O Facebook conta hoje com mais de 1 bilhão de usuários, equivalente a 42% do número total de usuários de internet no planeta. Os seguidores dos 100 clubes listados perfazem um total de 239 milhões, cerca de 10% do número total de usuário de internet, estimado em 2,405 bilhões de pessoas.
 
O Brasil é o país com maior número de clubes – doze – e depois vem Inglaterra e Alemanha com dez clubes cada. Apesar disso, os seguidores dos clubes brasileiros deixam o país somente em quinto lugar nesse ranking, com um total de 13 milhões de seguidores. Esse número é superado pelos seguidores dos clubes da Inglaterra com 71 milhões, da Espanha com 70 milhões, da Itália com 20 milhões e da Turquia com 19 milhões.
 
Os clubes europeus da lista têm 84% dos 239 milhões de seguidores e os clubes das Américas do Sul, Central e do Norte tem 13%. É interessante notar a presença de três clubes da indonésia, um da Malásia e um da India, mostrando o crescimento do futebol por áreas não tradicionais.
 
Na frente, como em muitos outros rankings, os mesmos de sempre: Barcelona, Real Madrid e Manchester United, os três com números relativamente próximos e pouco mais de 98 milhões de seguidores, correspondentes, grosso modo, a 40% do total da lista. O distanciamento desses três clubes em relação aos demais é melhor percebido quando vemos que o quarto colocado, o Chelsea, tem menos da metade do total de seguidores do United.
 
Três pontos importantes sobre a lista abaixo:
 
Apenas são considerados para o ranking o número de fãs das páginas oficiais dos clubes de futebol;
 
– O ranking diz respeito ao número de fãs registrado em 10.11.2012;
 
Os valores foram aproximados.
 
 
Nossos dois clubes com melhor colocação – Corinthians e Flamengoestão muito distantes dos líderes, como é visto facilmente. Para facilitar a visualização dos clubes brasileiros, segue a lista com as respectivas colocações e total de seguidores:
 
 
É interessante observar a presença do Santos na quinta colocação, em desacordo com as pesquisas que apontam os tamanhos das torcidas brasileiras. Essa posição no Facebook, acredito eu, pode ser creditada ao fator Neymar.
 
O levantamento de seguidores deixa claro, principalmente por conhecermos o tamanho das torcidas dos clubes brasileiros, que essa ferramenta de comunicação e de marketing é muito pouco ou quase nada utilizada pelos nossos clubes. Bem usada, pode e deve transformar-se em mais um fator de alavancagem da marca do clube e de ações de marketing, inclusive em parceria com patrocinadores. As informações são do Globo Esporte.com