Daniela Cardoso
Saúde
Vigilância epidemiológica diz que casos de meningite estão sob controle
A coordenadora da Vigilância epidemiológica afirmou que os sintomas da meningite são similares aos da dengue, e chamou atenção para que as pessoas procurem ajuda médica.
Após a confirmação de meningite do tipo C em uma professora de Feira de Santana, que permanece internada no Hospital Geral Clériston Andrade, a coordenadora da vigilância epidemiológica de Feira de Santana, Amarry Dantas Morbeck, esteve na manhã desta quinta-feira (8) no Programa Acorda Cidade onde explicou os procedimentos adotados quando a doença é diagnostica, além de esclarecer quais são os principais sintomas.
Amarry Dantas, explicou que a professora não foi transferida para outro hospital, como a família pediu, devido a seu estado de saúde, que de acordo com ela, é grave.
“Nem todo paciente pode ser transferido. A paciente está em estado grave, ela teve uma melhora, mas ainda está na UTI e existem riscos na transferência”, disse.
De acordo com a coordenadora, os alunos, as pessoas que moram com a paciente e todos os profissionais de saúde que tiveram contato com a mesma, receberam a quimioprofilaxia, que é a imunização.
“Nós fizemos o levantamento de todos os contatos íntimos que estiveram com a paciente e enviamos uma equipe composta por agentes técnicos e enfermeiros para o distrito de Maria Quitéria, onde a professora reside, e foi levantado os contatos íntimos para que trabalhos de vigilância de saúde sejam realizados”, disse.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica ressaltou que o Ministério da Saúde não disponibiliza a quimioprofilaxia extensa, ou seja, para todos aqueles que tiveram contato com a paciente, pois são antibióticos fortes que geram reações diversas.
A meningite do tipo C é considerada a mais grave. De acordo com Amarry, neste ano 14 casos da doença foram confirmados em Feira de Santana com seis óbitos. Já o número de notificações, que é quando a pessoa apresenta os sintomas e se inicia a investigação, foram 32.
Amarry tranquilizou a população e disse que os casos da doença em Feira de Santana estão sob controle. Ela afirmou que os sintomas da meningite são similares aos da dengue, e chamou atenção para que as pessoas procurem ajuda médica.
“Os sinais de meningite são febre alta, cansaço intenso, sensibilidade intensa, vômito, dor de cabeça forte, rigidez da nuca e ainda aqueles pontos rosa que aparecem pelo corpo, que também é um sintoma parecido com o da dengue. Se as pessoas verificarem esse sintoma, devem procurar ajuda médica”, ressaltou.
Assuntos