Feira de Santana

Primeiro hidrante é instalado ao lado do Fórum em Feira de Santana

A Embasa deu início ao processo de instalação essa semana.

 

Acorda Cidade
 
O projeto que prevê a instalação de 40 hidrantes em pontos estratégicos de Feira de Santana está em execução. Fruto da parceria entre o Governo Municipal, através da Defesa Civil, e o Governo Estadual, por meio da Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) e Corpo de Bombeiros, a instalação dos equipamentos vai permitir que os caminhões de incêndio possam ser reabastecidos com mais agilidade, evitando assim destruições em proporções maiores.
 
A Embasa deu início ao processo de instalação essa semana. O primeiro ponto que recebeu o hidrante fica na confluência entre as ruas Barão de Cotegipe e Álvaro Simões, ao lado do Fórum Desembargador Filinto Bastos. A ação representa um investimento de R$ 711 mil, de recursos próprios da empresa, e o cronograma de obras segue até o mês de abril.
 
O secretário municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev), Mizael Freitas, destaca a satisfação do Governo Municipal em ter colaborado no planejamento do projeto e, agora, colher os frutos da parceria firmada entre as duas esferas. “A instalação de mais hidrantes na cidade era mesmo necessária. O assunto estava sempre incluído entre as pautas de reuniões dos Conselhos Municipais de Defesa Civil, de Segurança Pública, e do Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM)”, lembra.
 
Conforme o gerente regional da Embasa, José Neydson Eloy, as intervenções envolvem relocação e readequação de redes de abastecimento, já que os hidrantes precisam estar vinculados a redes que possuam vazão e pressão adequadas ao seu funcionamento. Para a instalação dos equipamentos, informa ele, haverá intervenções em calçadas e ruas localizadas nos pontos escolhidos.
 
Os locais que vão receber os hidrantes foram definidos conjuntamente entre a Embasa, o 1º Grupamento de Bombeiros Militares e a Defesa Civil Municipal. Foram escolhidos pontos estratégicos nas proximidades de locais de grande circulação, como o Centro Industrial do Subaé (CIS), Rodoviária, Centro de Abastecimento, Estádio Joia da Princesa, entre outros, além de diversas ruas do centro da cidade. As informações são da Secom.