Política

Em evento com Macron, Lula diz que Brasil está ao lado de 'países que querem a paz'

Presidentes do Brasil e da França participaram de cerimônia de lançamento de submarino, no Rio. Lula também disse que há 'animosidade' contra democracias no mundo.

27/03/2024 às 17h22, Por Dilton e Feito

Compartilhe essa notícia

Os presidentes do Brasil e França
Foto: Reprodução/Canal Gov

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (27) que o Brasil está ao lado dos países que “querem a paz”.

O petista deu a declaração durante evento de lançamento ao mar do Submarino Tonelero, no complexo naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro (saiba mais sobre o submarino aqui). A cerimônia contou com a participação do presidente da França, Emmanuel Macron, que está em visita ao Brasil.

Em discurso, Lula afirmou a Macron que o Brasil está investindo em submarinos com tecnologia nuclear não para “fazer guerra”, mas para trabalhar pela paz.

“Presidente Macron, volte para a França e diga aos franceses que o Brasil está querendo os conhecimentos da tecnologia nuclear não para fazer guerra. Nós queremos ter o conhecimento para garantir a todos os países que querem paz, que saibam que o Brasil estará ao lado de todos, porque a guerra não constrói, a guerra destrói”, declarou Lula.

“O que constrói é desenvolvimento, é conhecimento científico, é conhecimento tecnológico. É nessa área que nós queremos fortalecer nossa parceria com o povo francês”, completou o petista.

O presidente do Brasil disse ainda que o país precisa ter Forças Armadas “altamente qualificadas e preparadas” para garantir a paz quando necessário.

Lula não citou, no discurso, nenhum conflito em andamento no mundo. Desde que assumiu o mandato, em janeiro de 2023, o presidente brasileiro tem dado declarações controversas sobre as guerras entre Rússia e Ucrânia, no leste europeu, e de Israel contra o grupo terrorista Hamas, no Oriente Médio.

Em relação ao conflito na Europa, por exemplo, Lula afirmou que tanto a Rússia, governada por Vladimir Putin, quanto a Ucrânia, de Volodymyr Zelensky, têm responsabilidade sobre o conflito.

Ele também chegou a dizer que União Europeia, bloco integrado pela França, e Estados Unidos contribuem com a continuidade do conflito, ao fornecer armas e munições aos ucranianos. A fala foi mal recebida pelos estadunidenses e pelos europeus.

‘Animosidade’ contra democracias


Também no pronunciamento, Lula disse que há uma “animosidade” contra o processo democrático no Brasil e em outros países do mundo.

“Hoje, nós sabemos, existe um problema muito sério de animosidade contra o processo democrático deste país, contra o processo democrático do planeta Terra”, disse.
“E nós sabemos que a parceria que a França está construindo conosco é uma parceria que vai permitir que dois países importantes, cada um num continente, se prepare para que a gente possa conviver com essa diversidade sem se preocupar com qualquer tipo de guerra, porque nós somos defensores da paz em todo e em qualquer momento da nossa história”, afirmou Lula.

Também nesse trecho do discurso Lula não fez referência a nenhuma ameaça contra regimes democráticos no mundo.

Nesta terça-feira (26), o Brasil divulgou, via Itamaraty, uma nota em que afirma ver com “preocupação” o processo eleitoral na Venezuela, marcado para julho.

No comunicado, a diplomacia brasileira afirma que não houve explicações sobre o impedimento da inscrição nas eleições de uma candidata que faz oposição a Nicolás Maduro.

Em resposta, o regime de Maduro classificou a manifestação brasileira como “intervencionista” e disse que o comunicado do Itamaraty parece ter sido “ditado” pelos Estados Unidos.

Parceria entre França e Brasil
O submarino Tonelero foi fabricado no Programa de Desenvolvimento de Submarinos (ProSub), que faz parte da parceria estratégica Brasil-França, firmada em 2008. O projeto adapta e aprimora às necessidades da Marinha do Brasil as embarcações francesas da classe Scorpène.

O Tonelero é o terceiro submarino convencional com propulsão diesel-elétrica construído no Prosub. O programa de transferência de tecnologia entre os países pretende entregar 5 submarinos, sendo 4 convencionais e 1 nuclear, até 2033.

Atualmente, 2 submarinos desenvolvidos pelo Prosub já estão em operação: Humaitá e Riachuelo. O programa contempla ainda a construção do S-BR Angostura (S43) e do Submarino Convencionalmente Armado com Propulsão Nuclear (SCPN) Álvaro Alberto.

Presente à cerimônia, a primeira-dama do Brasil, Janja da Silva, foi escolhida como “madrinha” do submarino Tonelero. Ela quebrou uma garrafa de champanhe para “batizar” a embarcação, uma tradição em eventos da Marinha.

Em discurso, Emmanuel Macron disse estar “orgulhoso” da parceria naval entre França e Brasil.

“Fico, particularmente, feliz que vocês [brasileiros] tenham a honra do lançamento operacional deste magnífico instrumento de combate […]. Essa parceria representa para a França uma transferência inigualável de tecnologia. Jamais compartilhamos tanto do nosso conhecimento com o Brasil”, disse.

Fonte: G1

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Antigo Ipuaçu, distrito João Durval comemora 41 anos hoje; ex-governador completa 95

Feira de Santana

Antigo Ipuaçu, distrito João Durval comemora 41 anos hoje; ex-governador completa 95

A data foi lembrada pelo vereador Jurandy Carvalho (PSDB), filho da terra, que ressaltou a importância tanto da localidade como...

08/05/2024 às 15h28

Bruno Reis afirma que não haverá reajuste do transporte, cita crise do sistema metropolitano e lamenta falta de subsídio do governo federal

Bahia

Bruno Reis afirma que não haverá reajuste do transporte, cita crise do sistema metropolitano e lamenta falta de subsídio do governo federal

O prefeito Bruno Reis afirmou nesta quarta-feira (8) que não haverá reajuste do transporte público de Salvador em 2024, mesmo...

08/05/2024 às 15h02

Presidente Lula

Brasil

Lula deve anunciar investimentos bilionários para prevenção de desastres nesta quarta (8)

Obras são para contenção de encostas, além de coleta e escoamento de água das chuvas; RS receberá R$ 152 milhões...

08/05/2024 às 09h16

ACM Neto critica governo pelo novo aumento do ferry: ‘Pagar mais caro por um serviço que não funciona bem’

Bahia

ACM Neto critica governo pelo novo aumento do ferry: ‘Pagar mais caro por um serviço que não funciona bem’

Com a nova tarifa, o valor de passageiros sem carro passará a custar R$ 6,60 em dias de semana e...

08/05/2024 às 09h07

Zé Neto

Política

Zé Neto e Presidente da CAR entregam 200 novas barracas padronizadas para comerciantes da Feira do Tomba

A iniciativa visa contribuir para requalificação do entreposto comercial, proporcionando melhores condições de trabalho aos comerciantes.

07/05/2024 às 13h33

Pablo Roberto diz que audiência sobre programa Bahia pela Paz foi ‘importante’ para segurança no estado

Política

Pablo Roberto diz que audiência sobre programa Bahia pela Paz foi ‘importante’ para segurança no estado

O debate foi proposto pelo deputado estadual Robinson Almeida (PT) e contou com as participações de secretários estaduais.

07/05/2024 às 13h28

image

Rádio acorda cidade