Eleições 2012

Propaganda eleitoral na TV e no rádio recomeça hoje em Salvador

Na reta final para a escolha do futuro prefeito, as equipes de campanha de ACM Neto (DEM) e Nelson Pelegrino (PT) tentam esconder estratégias do horário

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Acorda Cidade
 
Recomeça hoje a batalha eleitoral na TV e no rádio. São dez minutos de propaganda eleitoral gratuita para cada um dos dois candidatos que disputam o segundo turno em Salvador, em programas diários que vão ao ar inclusive nos domingos até o dia 26.
 
Na reta final para a escolha do futuro prefeito, as equipes de campanha de ACM Neto (DEM) e Nelson Pelegrino (PT) tentam de todas as formas esconder o jogo sobre qual será a estratégia para a utilização do espaço na TV e no rádio.
 
ACM Neto, que antes tinha 5 minutos e 54 segundos por programa, destaca que com mais tempo terá como detalhar suas propostas de governo, “o que não conseguimos fazer no primeiro turno”, além de esclarecer a posição do candidato quanto a programas sociais. “Vai permitir que nós desmintamos uma série de boatos que foram espalhados pelo PT, como o que acabaríamos com o Bolsa Família”, enfatiza Neto.
 
Durante a semana, ao ser indagado sobre se utilizaria o julgamento do mensalão na campanha, o democrata afirmou: “Tudo na sua hora. Alguma coisa eu vou fazer”. Em seguida, ao falar sobre os temas que deverão ser utilizados na campanha contra o petista, completou: “De alguma maneira, eles esgotaram toda pauta que tinham. Eu não pude esgotar nem 20%, porque não tive tempo”, disse Neto.
 
De acordo com integrantes da campanha do DEM, os programas deverão comparar “O PT da propaganda com o PT de verdade”, confrontando as promessas de campanha a problemas na gestão do governo do Estado. “Temos o dever de mostrar os erros que o PT tem cometido com Salvador e com a Bahia”, destaca José Carlos Aleluia, presidente estadual do DEM e coordenador da campanha. “Vamos mostrar que ACM Neto representa a possibilidade de uma prefeitura inteligente, capaz de governar bem, diferente do que o PT mostrou que é capaz”.
 
A greve de policiais militares também entrará na disputa. Deverão ser abordados ainda o problema da segurança pública, a greve dos professores e a passagem de Pelegrino pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado.
 
Kertéz e Marinho  
 
Do lado petista, o candidato Nelson Pelegrino afirma que suas propagandas eleitorais seguirão, no segundo turno, "a mesma estratégia vitoriosa do primeiro turno".
 
O marqueteiro responsável por essa estratégia, Sidônio Palmeira, diz que os programas na TV e rádio focarão nas propostas do candidato e no alinhamento de Pelegrino com o governador Jaques Wagner e a presidente Dilma Rousseff, que estarão no programa, assim como o ex-presidente Lula e a ministra Marta Suplicy, todos integrantes do PT. "A gente vai continuar trabalhando para fortalecer a ideia da parceria. As grandes obras, como orla e metrô, dependem dos governos estadual e federal".
 
De acordo com Palmeira, a participação dos ex-candidatos do PMDB, Mário Kertész, e do PRB, Márcio Marinho, está confirmada. Ambos anunciaram o apoio a Pelegrino nesta semana. Kertész vai limitar a participação na campanha aos programas de rádio e TV, mas Marinho, além de gravar, também perticipará de atividades de campanha nas ruas.
 
Entre os projetos que serão destacados no prgograma, estão o Bilhete Único, o aumento do número de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e os planos para resolver os "12 pontos críticos do trânsito de Salvador". 
 
Palmeira minimiza o fato de ter cinco minutos a menos na TV. "Agora com dez minutos é até melhor, porque o tempo ideal é entre sete e dez. E ainda aumenta a quantidade de comerciais, o que é bom", afirma. Ele disse ainda não estar preocupado em ter o mesmo espaço da coligação adversária – no primeiro turno, tinha quase o triplo do tempo – e não acreditar que a campanha na TV gere novas batalhas judiciais do primeiro. "Só se for da parte deles. Da nossa parte, faremos uma campanha propositiva", garante.
 
A propaganda será veiculada – diariamente, inclusive aos domingos – no rádio das 7h às 7h20 e das 12h às 12h20 e na TV das 13h às 13h20 e das 20h30 às 20h50, com 10 minutos para cada candidato. Eles também terão direito a 30 minutos diários de inserções, 15 para cada candidato.
 
As informações são do Correio