A Superintendência Municipal de Defesa do Consumidor concluiu nesta quarta-feira (10) a fiscalização de artigos para crianças comercializados em lojas de Feira de Santana.
De acordo com o superintende Jorge Luiz Marques, 148 lojas e supermercados que vendem brinquedos foram visitados pela equipe de fiscalização do Procon.
Jorge Marques (Foto: Ed Santos/Acorda Cidade)
Ele informou que nenhuma loja foi multada, porém em alguns estabelecimentos do Feiraguai foram encontradas armas de brinquedos e pistolas de água, que foram recolhidas.
A fiscalização de vendas de armas de brinquedos foi intensificada neste ano, segundo Jorge Marques, por serem artigos que incitam a violência e que podem ser usados por marginais em tentativas de assalto.
“Apreendemos numa loja três revólveres pequenos de brinquedo. O revólver tem uma lâmpada que fica piscando e quando alguém aperta o gatilho ela dispara um choque. Retiramos também todas as pistolas com jato de água, porque incentivam a violência e a criança precisa de brinquedos educativos”, informou.
O superintendente afirmou que nas lojas visitadas os brinquedos estavam sendo comercializados corretamente. “Todos tinham o selo do Inmetro, informação em português nos produtos importados e indicação de faixa etária”, disse.
Cuidados – Jorge Marques orienta os pais a observarem a qualidade do produto e a faixa etária. “Há brinquedos que mesmo proibidos apenas para crianças com faixa etária de até três anos, devem ser evitados por crianças maiores, porque têm peças muito pequenas e que podem ser engolidas”, explica.
Informações do repórter Ed Santos do programa Acorda Cidade