Feira de Santana
Mais de 2.300 unidades do Minha Casa, Minha Vida serão entregues ainda este ano
A informação é do secretário municipal de Habitação, Gilberto Ruy, durante uma coletiva realizada na manhã desta quarta-feira (3)
Daniela Cardoso
As construções de algumas unidades do Programa Minha Casa, Minha Vida II já estão em andamento. O secretário municipal de Habitação, Gilberto Ruy, informou durante uma coletiva realizada na manhã desta quarta-feira (3), que 2.360 unidades do Programa serão entregues até dezembro deste ano em Feira de Santana.
“Já temos essa lista de indicados e muitas pessoas já entregaram os documentos que passa por uma avaliação da Caixa Econômica Federal”, disse.
Criação do Grupo de Avaliação de Empreendimentos
Em resposta a algumas reclamações de famílias contempladas com empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida, sobre a falta de infraestrutura, Gilberto Ruy anunciou durante a coletiva a criação do GAE (Grupo de Avaliação de Empreendimentos), que será responsável por avaliar se as localidades suportam novas demandas de habitantes.
“Esse grupo, que foi criado desde janeiro pelo Ministério das Cidades e que é composto por equipes das secretarias municipais de Educação, Saúde, Transporte, Habitação e Segurança, vai avaliar o local escolhido para a construção do empreendimento. Não suportando a nova demanda de habitantes, o grupo irá indicar o deve ser feito”, explicou.
O secretário analisou que com o novo grupo as dificuldades enfrentadas na primeira etapa serão minimizadas. Ele explicou que na primeira etapa o município abriu mão de uma série de impostos para que fosse feita a adesão ao Programa Minha Casa, Minha Vida.
“Assim o município não pode executar algumas obras nas áreas de educação, acessibilidade e saúde, porque entendeu, na primeira etapa, que a moradia era mais importante do que a acessibilidade, já que algumas famílias moravam em áreas de risco”, disse.
Critérios de aprovação
Ana Cristina Franco, da secretária da Habitação, explicou quais são os critérios para a seleção dos contemplados com empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida. De acordo com ela, muitas pessoas tentam burlar esses critérios.
“Os critérios para a escolha são nacionais e municipais. A exemplo, de Mulheres chefes de família, ter filhos menores. A renda mais baixa também tem mais chance, além da moradia que deve ser de aluguel ou em casa cedida. Outro critério analisado é estar sendo acompanhado por algum equipamento municipal como o Cras e Creas”, explicou.
Previsão da entrega de empreendimentos em 2012
Alto do Papagaio – 19 de outubro
Vida Nova Aeroporto II – 24 de outubro
Vida Nova Aviário II – 9 de novembro
Mangabeira – 11 de novembro
Vida Nova Aeroporto I -14 de novembro
Laranjeiras 2ª etapa – 14 de dezembro de 2012
As informações são dos repórteres Ed Santos e Ney Silva
Assuntos