Não deixe água parada

Combate ao mosquito da dengue precisa ser intensificado após fortes chuvas

Uma das formas mais eficientes de combater a doença é evitar a multiplicação dos mosquitos não deixado que pontos acumulem água

23/02/2024 às 19h30, Por Jefferson Araújo

Compartilhe essa notícia

mosquito da dengue
Foto: Leitor/Acorda Cidade

Feira de Santana registrou 166 casos de dengue na última terça-feira (20), mesmo dia em que uma forte chuva atingiu a cidade. O volume registrado foi de 42 milímetros em apenas 1 hora. Além dos transtornos recorrentes causados pelo temporal, como perda de móveis e alagamentos de casas, acende-se um alerta: o perigo de deixar água parada em locais inapropriados, ideais para a reprodução do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti.

Segundo o Ministério da Saúde, de 1º de janeiro de 2024 até o início desta semana, 113 pessoas morreram vítimas da dengue em todo o Brasil. Uma das formas mais eficientes de combater a doença é evitar a multiplicação dos mosquitos. Confira nesta matéria flagrantes feitos por moradores de Feira de Santana que estão reclamando de locais que podem ter focos.

A promotora de Vendas Karoline Cerqueira de Araújo (31) é moradora do bairro Gabriela. Ela contou que recentemente foi diagnosticada com dengue e está preocupada com um local próximo à sua residência que está servindo de criadouro para os mosquitos. “Os moradores da rua jogam lixo, garrafas pet, latas, bastante lixo, coisas que estão acumulando água e servindo de focos para o mosquito-da-dengue”, disse Karoline, referindo-se a uma área com construções abandonadas próximo à rua Raimundo Almeida.

acúmulo de lixo terreno baldio
Foto: Enviada pelo WhatsApp do Acorda Cidade (75) 98297-4004

De acordo com uma moradora que não quis se identificar, existe um terreno abandonado há mais de 7 anos no bairro Gabriela que está com muito lixo. “Aqui está cheio de mosquito, de lixo, muito mato e os donos não aparecem, tudo que é mosquito tem lá”, disse a moradora. O terreno fica no caminho 3 do loteamento Amaralina.

terreno foco do mosquito da dengue abandonado
Foto: Enviada pelo WhatsApp do Acorda Cidade (75) 98297-4004

Um internauta anônimo mandou um vídeo que mostra a piscina de uma casa abandonada cheia de água na rua Georgina Erisman, no Centro da cidade. “Com as últimas chuvas, a piscina encheu mais e não vejo ninguém limpar, deve estar cheia de mosquito-da-dengue”, comentou o internauta. Segundo ele, a casa fica perto do prédio Augusto Freitas, na rua Barão do Rio Branco. 

piscina foco do mosquito da dengue
Foto: Enviada pelo WhatsApp do Acorda Cidade (75) 98297-4004

Mais um local com acúmulo de água. Na rua B, caminho F 18, no bairro Feira X, existe uma resistência que a laje sempre acumula água da chuva. “É muita água parada em cima dessa laje, nós que moramos perto não sabemos nem mais o que fazer. Aqui está cheio de ratos, baratas e, além disso, mosquitos-da-dengue” disse o morador que não quis se identificar.

laje foco do mosquito da dengue
Foto: Enviada pelo WhatsApp do Acorda Cidade (75) 98297-4004

Um motorista que passava pela Avenida Padre José Anchieta fez o registro de carcaças de veículos ao ar livre. Segundo o motorista, que não quis ser identificado, o local não apresenta qualquer tipo de proteção para as estruturas que podem acumular água da chuva e virar berçários para o mosquito-da-dengue. 

foco do mosquito da dengue
Foto: Enviada pelo WhatsApp do Acorda Cidade (75) 98297-4004

Um ouvinte do programa Acorda Cidade mandou, de forma anônima, o registro de dois pontos do loteamento Agrovila no bairro Magabeira que estão oferecendo risco para a saúde. Segundo ele, alguns moradores estão jogando lixo em uma área no fundo do loteamento. O outro ponto registrado é o fundo de uma residência com pneus e um vaso sanitário sem nenhum tipo de proteção contra a água da chuva.

acúmulo de lixo foco do mosquito
Foto: Enviada pelo WhatsApp do Acorda Cidade (75) 98297-4004

Combate ao Mosquito

Devido ao surto da dengue em todo o país é importante reforçar algumas medidas do cotidiano. A mudança de hábitos simples é muito importante para combater o mosquito transmissor da doença. O Acorda Cidade listou algumas ações para eliminar os focos do mosquito.

  • Mantenha sempre bem tampados locais para reservar água, como caixas, tonéis e barris de água.
  • Evite deixar a água da chuva acumular sobre lajes ou calhas entupidas.
  • Dentro ou fora de casa, cuide do lixo, sempre amarre a boca dos sacos plásticos e deixe a lixeira sempre tampada.
  • Não jogue lixo nas ruas, vias públicas ou terrenos baldios.
  • Não deixe água nos pratinhos das plantas.

Reclamações ou denúncias de possíveis focos de mosquito-da-dengue podem ser enviadas através do WhatsApp do Acorda Cidade (75) 98297-4004.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Presidente do Sindesp rebate APLB sobre pagamento dos precatórios e dispara: "Os professores só querem receber o dinheiro deles"

Feira de Santana

Presidente do Sindesp rebate APLB sobre pagamento dos precatórios e dispara: "Os professores só querem receber o dinheiro deles"

Hamilton Ramos também rebateu a fala de que o sindicato, por conta própria, estaria tentando “vender” ao banco o valor...

07/05/2024 às 20h40

Reforma e decoração da casa de Hendyohara ft - Ed Santos - Acorda Cidade

Participe!

Designers de Feira de Santana decoram casa de mãe solo em homenagem do Dia das Mães; veja como colaborar

O grupo DI resolveu usar a história de Hendy como reflexo de uma bela homenagem a todas as mães que...

07/05/2024 às 16h25

Parque do Saber

Apoio ao Rio Grande do Sul

Prefeitura e Arquidiocese instalam ponto de arrecadação para vítimas de tragédia no Rio Grande do Sul

As doações podem ser feitas a partir desta quarta-feira (8) no Parque do Saber.

07/05/2024 às 16h14

Batatinha

Feira de Santana

Apesar de aumento no pimentão, batatinha tem redução de preço no quilo em Feira de Santana

Além do preço da batatinha, outros alimentos também sofreram uma redução, como a banana prata.

07/05/2024 às 10h13

coelba

Feira de Santana

Coelba informa desligamentos programados a partir deste sábado (11) em Feira de Santana

A Coelba também destaca que os serviços podem ser concluídos antes do horário previsto, ou podem não ser realizados devido...

07/05/2024 às 07h25

Canta Feira

Evento Gospel Gratuito

Canta Feira acontece nesta sexta-feira (10); Eli Soares e Sandro Nazireu estão na programação 

A proposta é levar adoração, fé e alegria de forma totalmente gratuita aos evangélicos. 10 atrações vão animar o público evangélico...

06/05/2024 às 22h10

image

Rádio acorda cidade