Parada Gay leva ás ruas de Feira de Santana 40 mil pessoasParada Gay leva ás ruas de Feira de Santana 40 mil pessoasParada Gay leva ás ruas de Feira de Santana 40 mil pessoasParada Gay leva ás ruas de Feira de Santana 40 mil pessoas
A 11ª Parada Gay de Feira de Santana realizadanatardedestedomingo (26), naavenidaGetúlio Vargas levouásruasaproximadamente 40 mil pessoas, segundoestimativasdaPolíciaMilitar. A comunidadeLgbt (Lésbicas, gays, bi e transexuais) e maiscentenas de simpatizantesforamprestigiar a parada.
O presidente do Glich– GrupoLiberdade, Igualdade e CidadaniaHomossexualFábioRibeirodisseque a grandeparticipação do públicoéumademonstração de que a populaçãovemdiminuindo o preconceito. Elelamentouostrêsassassinatosocorridosesteano contra homossexuais. Em um dos crimes a vítimafoiqueimada e osoutrosdoismortos a tiros.
Eleachaqueessasmortesdemonstramque se nãohouverpolíticaspúblicasvoltadasparaessahomofobia, e se a sociedadenão se preocupar com a justiça social, podemocorrermais crimes.
Como forma de protestopelasmortes de homossexuais, integrantes do Glichesticaram um panopretoentre as pessoasqueparticiparamdaParada Gay. O obetivofoimostarque o gay tambémécidadão e quetemmotivospara se orgulhar de suaorientação sexual.
A cantoraMarizéliafoiescolhidamadrinha Gay da 11ª Parada Gay. Aoserquestionadasobreorientação sexual, eladisseque o mínimoque se podefazerérespeitar a escolha do outro. “Estoumuitofelizporser a madrinha e a temáticaesteanoé contra a homofobia, e lutar contra issoé um dever de cada um de nós”, afirmou.
O advogadoEnézio de Deus queparticipoudaparada gay temsido um defensordauniãohomoafetiva e jáingressou com algumasaçõesparaassegurar a uniãoestávelentrepessoas do mesmosexo. Eleexplicaque a discriminação contra homossexuaistemdiminuídobastanteporconta do trabalhorealizadopeloPoderJudiciáriodandodecisõesfavoráveis.
“Infelizmente no Brasilnóstemos um CongressoNacionalaltamentepreconceituoso e legislamcomo se estivessem nos púlpitos de igrejas e se baseiam em doutrinasreligiosas. Issonãopodeacontecer”, afirmaEnézio.
Naopinião dele, enquanto o legisladornãosepararreligião de estado, nãovai se avançar no CongressoNacional. Elelembraque o Judiciárionão se calou, porque a Constituiçãoprotegeosdireitosfundamentais, entreeles a orientação sexual.
PoliciaMilitar: 200 homenstrabalharamnasegurança
A PoliciaMilitar em Feira de Santana colocounaavenidaGetúlio Vargas e em ruastransversais 200 homensatuando com 40 patrulhas.
O tenente Djomar Cruz da 64ª CIPM (Companhia Independente) informou que o policiamento foi previamente definido durante várias reuniões entre Ministério Público, Prefeitura Municipal e Glich.
Ele disse que em 2011 a PM verificou que ocorreram muitas falhas, entre elas, a não participação de órgãos públicos que deveriam se fazer presentes. O oficial observa que a redução do percurso da Parada Gay favoreceu as clínicas e hospitais que ficam na avenida e que antes reclamavam do barulho intenso. Ele informou que durante o evento não foram registrados casos de violência e a PM também não recebeu denúncia de discriminação.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade.
Termos de Uso
e
Política de privacidade