Grupos de capoeira se destacam durante Caminhada do FolcloreGrupos de capoeira se destacam durante Caminhada do FolcloreGrupos de capoeira se destacam durante Caminhada do FolcloreGrupos de capoeira se destacam durante Caminhada do Folclore
A capoeirafoiumasdasatraçõesquemais se destacaramna 13ª Caminhada do Folclore de Feira de Santana realizadanamanhãdestedomingo (26). Pelomenos 15 grupos se apresentaramdurante o trajetodacaminhada. Depois de um cafédamanhã no Centro de CulturaAmélioAmorim, centenas de pessoasforampara a avenidaGetúlio Vargas.
O eventoreuniuaproximadamente 8 mil pessoasentreparticipantes de gruposculturaisfolclóricos e o públicoquelotou as calçadas e o canteiro central daavenida. Alémdacapoeira, grupos de samba de roda, maculelê e forró andante marcaram a caminhadaqueépromovidapelaUefs e coordenadapeloCuca (Centro Universitário de Cultura e Arte).
Osgruposfolclóricosvindos de bairros, distritos e municípiosdamicroregiãotrouxeramparaavenidagrupos de samba, como o daquixabeiradaLagoadaCamisadazona rural de Feira de Santana, e dos bairros, entidadescomo a Associação de Moradores do residencial Vida Nova Aviário, quelevoucincoentidadespara o desfile.
A presidentedaAssociação, ElanyAlves, levougrupos de percussão, capoeira e teatro, mobilizandocerca de 200 pessoas.“ È a culturasendoimplantadadentro do conjunto e issoéumanovidadeparaeles. Oferecemosaindalazer e esportesparacomunidade ”, afirmou.
A ativista cultural, Vânia Dias, deixou a cidade de AméliaRodriguesbemcedo. Eleveiopelaprimeiravezparaparticipardacaminhada e trouxeparaavenida o projetoViver com Arte. O projetotemporfinalidade o resgatedaculturaatravés de açõescomopintura em tela, desenho, dança e incentivar o gostodaspessoaspelaarte.
ApoiodaPrefeitura Municipal
O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, EuclidesArturAndrade, queestavapresente, disseque a caminhadateve o apoiodaPrefeitura Municipal. “Estamosirmandados com a Uefsparaqueessacaminhada continue acontecendo em Feira de Santana umavezqueelafortalece a nossacultura”, afirmou.
O reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana, José Carlos Barreto, mostrou-se satisfeito com a participação popular na caminhada. Ele agradeceu o apoio da Prefeitura através de vários órgãos públicos.
A coordenadora do Cuca, Celismara Gomes disse que a caminhada vem a cada ano superando a expectativa tanto de público como de grupos folclóricos, que este ano passou de 100.
“A gente percebe o crescimento da quantidade de participantes e dos grupos. É a representação da nossa cultura popular”, afirmou. Ela confirmou que este ano o número de grupos de capoeiristas foi maior que ano passado.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade.
Termos de Uso
e
PolÃtica de privacidade