Aluno branco de escola privada tem nota 21% maior que negro da rede públicaAluno branco de escola privada tem nota 21% maior que negro da rede públicaAluno branco de escola privada tem nota 21% maior que negro da rede públicaAluno branco de escola privada tem nota 21% maior que negro da rede pública
As notastiradaspelosalunosbrancos de escolasparticulares no ExameNacional do EnsinoMédio (Enem) são, em média, 21% superioresàs dos negrosdaredepública, acimadadiferença de 17% entre as notasgerais, independentementedacordapele, dos estudantesdaredeprivada e osdaredepública. Osdadosavaliadosforamdaediçãorealizada em 2010 com recortedascapitais no país.
De acordo com o Estadão, a nota média de negrosqueestudam em escolaprivadaé 15% superior às dos negrosdaredepública, próxima dos 17% entretodososestudantesdarede particular e daredepública. Namédia, osbrancostêmmédias 3% maioresqueosnegros. Para o presidente do ConselhoNacional de Educação (CNE), JoséFernandes Lima, há um "acúmulo de desigualdades".
"Ficaclaroquetemosdoistipos de desigualdade: a social e racial. É a soma de dificuldades", afirmaele, quedefende a combinação do fator racial com a cotacujoprincípioé a escolapública. "Se osalunosdaescolapúblicaentram em desvantagem com a redeprivada, osalunosnegrosdaescolapúblicatêmumadesvantagemaindamaior." Vitória, capital capixaba, temumamédia de 502,59 nasprovas dos estudantesnegros, a sextamaiorentre as capitais.
Masnacomparação com osalunosbrancos de escolasparticulares, a diferençaé a maior de todas: osbrancosdaredeprivadatêmmédia 27% superior à dos negrosdaspúblicas. A proporção de negrosporEstado, quevaiservircomocritériopara a reserva de vagasnasuniversidades e escolastécnicasfederais, influencia as médias.
Salvador, porexemplo, temumadasmaioresproporções de negrosnasuapopulação. Apesardaparticipaçãomaciçadessegruponaescolapública, a diferença de nota paraosbrancos de escolasprivadas bate em 25%.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade.
Termos de Uso
e
Política de privacidade