Alerta

Estelionatário usa nome da Previdência Social e tenta aplicar golpe em feirense

Quem receber alguma ligação suspeita pode denunciar para ouvidoria da Previdência Social, que por sua vez iniciará uma investigação.

Andrea Trindade

 
Se você recebeu uma ligação do Conselho Nacional da Previdência Social solicitando o depósito  na conta corrente de uma pessoa física, desconfie. Você está sendo vítima de uma tentativa de golpe de estelionato.
 
O Acorda Cidade recebeu uma denúncia anônima informando que um suposto advogado do conselho, identificado como Giovane Portela da Paz teria ligado de uma cidade do Ceará para um aposentado de Feira de Santana fazendo a cobrança da taxa de IOF (Imposto Sobre Operações de Crédito).
 
De posse dos dados do cidadão, os golpistas afirmam que ele possui uma quantia a receber do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), referente a valores atrasados de seu benefício ou taxa do IOF.  No caso do feirense, o  estelionatário fazia as ligações de um número de celular com número de DDD 85. Desconfiado, o filho da vítima informou que retornaria a ligação mais tarde e se livrou do golpe.
 
O Acorda Cidade entrou em contato com Lúcia Rejane, que responde pela Gerência Regional da Previdência Social em Feira de Santana, enquanto a titular, Hildete Farias, não está na cidade, e foi informado de que a Previdência não solicita, em hipótese alguma, que o aposentado ou pensionista  faça depósitos.
 
Lúcia Rejane  informa que todos os contatos do INSS com seus segurados são feitos por meio de correspondência, e jamais via telefonema ou e-mail. Em nenhuma hipótese são solicitados dados do cidadão e muito menos que ele faça depósitos de qualquer natureza, pois todos os serviços do instituto são gratuitos.
 
Segundo ela, quem receber alguma ligação suspeita pode denunciar para ouvidoria da Previdência Social, que por sua vez iniciará uma investigação. A denúncia pode ser anônima pelo número 135. Outra orientação é ligar para a Polícia Civil, informando o nome e o telefone usados pelo fraudador no contato.