Feira de Santana

Hemoba promove Semana Nacional do Doador de Sangue

De forma excepcional, no sábado, dia 25 de novembro, o funcionamento será das 8h as 16h.

Hemoba promove Semana Nacional do Doador de Sangue Hemoba promove Semana Nacional do Doador de Sangue Hemoba promove Semana Nacional do Doador de Sangue Hemoba promove Semana Nacional do Doador de Sangue
hemoba, doação de sangue
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

No próximo sábado, 25 de novembro, é celebrado o Dia do Doador Voluntário de Sangue, data que foi estabelecida através do Decreto nº 53.988, de 30 de junho de 1964, assinado pelo presidente Castello Branco.

A data, além de homenagear as pessoas que reservam um tempo do seu dia para doar sangue, também serve para informar e conscientizar a população sobre a importância de ser um doador de sangue.

Com a campanha “Solidariedade não tem preço”, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue para agradecer aos voluntários pelo ato solidário.

Em todo o estado da Bahia, a programação teve início ontem (20) e seguirá até o próximo sábado (25), com várias atividades nas unidades de coleta.

A reportagem do Acorda Cidade conversou com Marcia Almeida, assistente social da Hemoba – Feira de Santana. Segundo ela, vários doadores já se fizeram presentes no primeiro dia de campanha.

Assistente Social
Marcia Almeida | Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Nossa semana iniciou na segunda-feira, dia 20, a gente já teve um número expressivo de doadores, então a gente está tendo uma adesão durante toda a semana de vários candidatos, de vários parceiros. A gente tem igrejas, universidades, organizações sociais e da sociedade civil”, informou.

Critérios

Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente.

No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior. Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento.

Horário

De acordo com Marcia Almeida, o atendimento na unidade de Feira de Santana, localizada na Avenida Presidente Dutra, em frente à TV Subaé, é de segunda a sexta-feira, das 8h as 17h

De forma excepcional, no sábado, dia 25 de novembro, o funcionamento será das 8h as 16h.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram