Educação
Greve dos professores da rede estadual completa 100 dias
Através do facebook, várias pessoas deixaram sua opinião sobre a greve dos professores.
Daniela Cardoso
A greve dos professores estaduais na Bahia completa hoje (19) 100 dias. Em Feira de Santana algumas escolas já estão retornando as atividades, porém as principais, que têm os maiores números de alunos matriculados, ainda não retomaram as aulas.
A secretaria estadual de Educação informou que mais de 80 % das escolas estaduais da Bahia já retornaram as aulas, mas essa não é a realidade da segunda maior cidade da Bahia.
O repórter Ney Silva visitou algumas escolas no início do mês e constatou os corredores vazios. Na manhã de ontem (18) ele Silva retornou as escolas e a situação continua a mesma.
Professores estaduais apresentam contraproposta ao MP
Na manhã desta quarta-feira (18), os professores se reuniram na Assembleia Legislativa, em Salvador. O sindicato entregou uma contraproposta ao Ministério Público com o objetivo de encerrar o impasse nas negociações com o governo.
Através do documento, que apresenta nove reivindicações, os professores pedem que, os funcionários que foram demitidos no período de paralisação sejam readmitidos, a revogação imediata da lei 12.517/2012, reajustes salariais lineares aos aumentos concedidos a outros servidores públicos, além da cláusula que exige o ganho de 7,26% e 7,00% dentro do ano de 2012 retroativos a janeiro do mesmo ano e o pagamento imediato dos vencimentos da categoria.
O Ministério Público Estadual (MP) e o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ) que estavam participando das negociações entre professores e governo do estado, visando o fim da greve, comunicaram na terça-feira (17) que não vão mais participar das negociações, “em razão da não obtenção de um acordo em tempo hábil e visto a aproximação de uma situação de dano irreversível ao calendário escolar”.
Reivindicação
Os professores pedem 22,22% de reajuste a serem pagos ainda esse ano a título de equipação do salário ao piso nacional da categoria determinado pelo MEC. O governo não aceita a proposta e oferece aos professores licenciados, em novembro de 2012, promoção por meio de curso, com ganho real de 7%. Em abril de 2013, nova promoção, também com ganho real de 7%, para os licenciados.
Greve divide opinião de internautas
Através do facebook, várias pessoas deixaram sua opinião sobre a greve dos professores. As opiniões se dividiram; muitos internautas se mostraram contra a greve, mas também houve diversos comentários em apoio aos professores.
A preocupação com a situação dos alunos foi unanime. Muitos alunos, através de comentários se disseram prejudicados com a paralisação. Várias pessoas concordaram que os maiores prejudicados são os estudantes.
“Já chega os únicos prejudicados são os alunos que estão com o ano perdido”, disse a internauta Adriana de Almeida. Nívia Cabral concordou. “Os únicos prejudicados são os alunos”, lamentou.
A internauta Tais Dunda classificou a situação como absurda e pediu a volta as aulas. “Vamos vê no que vai dar a Bahia sem educação. Queremos aula”, afirmou.
A professora Cristiane Nunes falou sobre o sofrimento que os professores estão passando. “Estamos sofrendo todo tipo de humilhação, sem poder pagar nossas contas nem honrar com nossos compromissos. Estamos angustiados e deprimidos com essa situação”, relatou.
Assuntos