Educação

MP entrega termo de acordo para governo e professores

Órgão tenta mediar fim de greve dos professores, que dura 93 dias na BA. APLB acha proposta 'fraca'.

 

Acorda Cidade
 
O Ministério Público do Estado entregou na tarde desta quinta-feira (12) durante reunião realizada na sede da instituição no Centro Administrativo da Bahia, o Termo de Acordo para o fim da greve dos professores estaduais parados 93 dias.
 
De acordo com informações do MP cópias do termo foram entregues para representantes do governo e dos professores. Representantes do governo foram ao encontro de Jaques Wagner na governadoria do estado para analisar o termo.
 
Dentro da proposta, dois pontos são considerados relevantes. Um deles é mudança na data de pagamento do aumento e reincorporação dos professores demitidos.
 
Os representantes grevistas se encontraram no pátio do MP e analisaram o termo. Um dos responsáveis pela greve, Rui Oliveira, informou ao G1 que o conteúdo da proposta é "fraco". Ele disse ainda que este documento não satisfaz a proposta dos professores e a greve continua. Na manhã da sexta-feira (13) haverá uma assembleia para decidir se aceitam ou não as propostas do termo.
 
Encontro com o governador
 
Na quarta-feira (11), o governador Jaques Wagner esteve com representantes do Ministério Público da Bahia e, ao sair do encontro, se mostrou confiante em um acordo para esta quinta.
 
"O espírito de todos aqui, inclusive o meu, é de encontrar uma solução que seja referendada na sexta-feira. Eu mostrei ao Ministério Público todos os números como foi entregue também para eles [professores] apontando realmente que a situação fiscal do estado é apertada, mas que boa vontade como sempre houve. Estamos trocando ideias, exercitando, para conseguir melhorar a proposta feita. Tanto de ordem financeira quanto administrativa para amanhã ter a reunião que considero a mais importante", disse Jaques Wagner.
 
O MP-BA intermedeia as negociações entre a categoria e o governo do estado a fim de encerrar a greve no ensino. As informações são do G1.