Hospital da Mulher

Mulheres serão contempladas com cirurgia de redução de mama em Feira de Santana

Em 2011, a unidade de saúde realizou 30 cirurgias de Gigantomastia, incluindo procedimentos como: curativos, revisões e avaliações.

Acorda Cidade

Mulheres que sofrem de Gigantomastia (mama gigante) terão a oportunidade de fazer a cirurgia de redução de mamas gratuitamente. O Governo Municipal, através da Fundação Hospitalar de Feira de Santana vai promover mais um Mutirão de Gigantomastia no Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher).
 
A avaliação das pacientes está agendada para o dia 27 de julho, às 7 horas, no ambulatório da unidade. Segundo o presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, José Luis Guimarães, 20 mulheres serão contempladas com a cirurgia. A cada mês serão realizados dois procedimentos.
 
“Elas passarão por uma triagem, em seguida serão selecionadas e informadas sobre a cirurgia. O objetivo do programa é beneficiar aquelas mulheres que sofrem de problemas físicos e psicológicos por conta do aumento excessivo das mamas”, explica.
 
O critério de seleção, como destaca Guimarães, depende da gravidade de cada situação. Em 2011, a unidade de saúde realizou 30 cirurgias de Gigantomastia, incluindo procedimentos como: curativos, revisões e avaliações. O programa é oferecido na unidade em parceria com a Sociedade de Cirurgia Plástica, pelo renomado cirurgião plástico César Kelly Villafuerte Vélez
 
Menino com mama gigante será atendido durante mutirão 
 
O adolescente de 13 anos que vem sendo alvo de discriminação por causa da ginecomastia, doença que provoca o crescimento demasiado das mamas em pessoas do sexo masculino, será atendido durante a campanha de mamoplastia. De acordo com Gilberte Lucas, diretora da rede própria de saúde, a mãe do garoto, Rosemere de Araujo, foi encaminhada para a secretaria municipal de Saúde
 
Com informações da Secom