
O Complexo de Delegacias de Feira de Santana, localizado no bairro Sobradinho, está implantando um novo sistema de atendimento que visa facilitar e humanizar o processo de registro de queixas para a população. Essa iniciativa tem como objetivo principal proporcionar às vítimas um ambiente mais confortável e acolhedor no momento de relatar ocorrências policiais, tornando o processo mais ágil e menos intimidador.
O delegado Yves Correia, coordenador de Polícia Civil do interior (1ª Coopin), destacou em entrevista ao Acorda Cidade, a importância de oferecer o melhor atendimento possível para todos que vão à delegacia em busca de ajuda. Ele ressalta que é essencial que as vítimas se sintam à vontade para relatar o ocorrido.
“A gente busca sempre o melhor atendimento para a população que tanto merece, porque ela já chega como vítima para registrar. O ideal é que ela tenha o maior conforto possível quando chega na unidade policial, na delegacia, para que seja bem atendida, bem recebida, bem recepcionada, para que ela se sinta mais à vontade de relatar o problema que ela sofreu, o crime que ela sofreu, então isso é muito importante”, ressaltou o delegado Yves Correia.
Uma das inovações é o serviço “Polícia Atende”, onde profissionais terceirizados estarão disponíveis para realizar um atendimento preliminar. Isso não apenas melhora o conforto das vítimas, mas também libera os investigadores para se dedicarem exclusivamente às atividades de investigação, aumentando assim o efetivo disponível para esse fim.
Yves explicou que o novo sistema inclui um processo de atendimento similar ao de um serviço de SAC no qual há distribuição de senhas e um sistema de chamada que indica quando a pessoa será atendida e direcionada. Essa organização é projetada para tornar o processo mais fluido e eficaz.
“Aqui estamos recebendo agora um serviço de ‘polícia atende’, e muito em breve o SAC vai estar aqui também. Então é muito bom isso, porque são servidores terceirizados que estarão também aí fazendo esse atendimento preliminar. O que vai também melhorar o efetivo daqui, porque esses efetivos de investigadores estarão trabalhando na atividade fim de investigar, ou seja, você ainda aumenta o efetivo de Feira de Santana com isso”, explicou o delegado em entrevista ao Acorda Cidade.
Além disso, o delegado pontuou sobre a separação entre os presos e a população que busca registrar ocorrências. Essa segregação preserva a privacidade dos detentos e proporciona um ambiente mais seguro e confortável para as vítimas.
A sala de apresentação de detentos é outro destaque desse novo sistema. Agora, os presos entrarão com a Polícia Militar pelos fundos do complexo, garantindo uma separação adequada entre eles e a população que visita a delegacia.
“Isso é algo que o próprio Ministério Público já vinha também sempre tratando da importância disso daí, e a gente concorda com isso também, porque, como eu disse, vai fazer essa ponderação e vai ser um atendimento ainda melhor, especializado para a sociedade feira.
Início do novo atendimento
As mudanças já estão em andamento. O mobiliário necessário para a nova configuração já chegou, incluindo uma sala com ar-condicionado para maior conforto dos cidadãos. Espera-se que, até o dia 10, as inovações estejam plenamente em operação. Entretanto, a implementação completa envolve várias fases, com a colaboração do escritório de projetos da Polícia Civil e da Saeb.
O projeto foi idealizado pelo coordenador anterior Roberto Leal, que agora atua em Jequié, e teve sequência na nova coordenação.
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