INSS

Especialista em direito previdenciário esclarece dúvidas sobre pedidos negados no INSS

Somados os pedidos para reconhecimento de direito a benefícios e o de recursos são 3,28 milhões de pessoas à espera de uma reposta.

Especialista em direito previdenciário esclarece dúvidas sobre pedidos negados no INSS Especialista em direito previdenciário esclarece dúvidas sobre pedidos negados no INSS Especialista em direito previdenciário esclarece dúvidas sobre pedidos negados no INSS Especialista em direito previdenciário esclarece dúvidas sobre pedidos negados no INSS
Foto: Denize Souza
Foto: Denize Souza

Entre agosto e setembro de 2023, saíram da fila do INSS 41.871 processos, o que reduziu o estoque de pedidos para 1,63 milhão. Mas outra lista de espera quase invisível segue crescendo: a de recursos, quando o trabalhador tem o benefício negado e recorre administrativamente da decisão. Segundo dados do órgão, estão nessa fila mais 1,65 milhão de trabalhadores. Em maio, ela estava em 1 milhão.

O advogado especialista em direito previdenciário, José Henrique Martins, explica como funciona essa fila e por que os números continuam aumentando.

“Toda solicitação gera um processo. Então, essa fila para análise de um benefício é o momento inicial, onde o segurado faz o pedido, caso a resposta do INSS seja negativa, ele pode recorrer na via administrativa, sem precisar ir pra justiça. Esse é um caminho, mas existe a possibilidade de ir diretamente pela esfera judicial, o que em sua maioria, consegue obter um resultado mais rápido”, explica o especialista.

Somadas as duas filas — pedidos iniciais para reconhecimento de direito a benefícios e os recursos — são 3,28 milhões de pessoas à espera de uma resposta da Previdência Social. Esses processos se referem a solicitações de aposentadoria, Benefício de Prestação Continuada (BPC, voltado para idosos e pessoas com deficiência pobres), salário-maternidade, pensão por morte, auxílio-reclusão, auxílio-doença e auxílio-acidente.

Se forem computados todos os processos abertos no INSS, como certidão de tempo de serviço, atualização de cadastro, ajuste de guia, demandas judiciais, seguro defeso (pescadores artesanais), dentre outros, a fila sobe para quase 7 milhões.

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