Feira de Santana

Cavalgada beneficente para Festa de Santana acontece neste domingo (1º)

Conforme a programação do evento, os vaqueiros vão receber as bênçãos às 8h, na praça Monsenhor Renato Galvão.

Acorda Cidade

 

A Festa de Nossa Senhora Santana, comemorada tradicionalmente no dia 26 de julho, terá o apoio este ano da Ordem dos Cavaleiros Solidários de Feira de Santana, que promoverão a 1ª Festa de Vaqueiros, com cavalgada beneficente no próximo domingo (8). Cavaleiros e vaqueiros interessados em participar da cavalgada, deverão adquirir as camisas da Festa de Santana, comercializadas pelo preço de R$ 10,00.
 
De acordo com o diretor da Ordem dos Cavaleiros Solidários, Nilton Oliveira dos Anjos, a Festa de Vaqueiros visa também valorizar a importância deles para a história de Feira de Santana. “A figura do vaqueiro representa a origem de nossa cidade. Ele merece esta homenagem, que vai além do resgate à cultura e engrandece o louvor a Nossa Senhora de Santana. Vamos incentivar os vaqueiros a participarem da cavalgada, para arrecadarmos fundos em prol desta festa que glorifica a padroeira da cidade”, destaca.
 
Conforme a programação do evento, os vaqueiros vão receber as bênçãos às 8h, na praça Monsenhor Renato Galvão. Em seguida, será servido um café da manhã e às 10h haverá a saída da cavalgada com destino ao Complexo Matadouro Campo do Gado, onde os festejos prosseguirão com apresentações de trios de forró
 
O membro da Comissão Organizadora da Festa de Santana, Claudio Adorno, lembra que muitas cavalgadas foram realizadas em prol dos festejos à Santana. “Contamos com recursos financeiros arrecadados por vaqueiros e cavaleiros com as cavalgadas por muitos anos. A retomada este ano dessa manifestação representa um importante apoio”, considera.
 
A Prefeitura de Feira de Santana garantiu apoio ao evento e vai disponibilizar serviços como limpeza, iluminação, som, sanitários químicos e poda de árvores. A parceria do Governo Municipal foi assegurada pelo prefeito Tarcízio Pimenta em várias reuniões com a comissão da festa. Neste ano, os festejos começam no dia 17 de julho com o novenário. No dia 22 acontecem as comemorações do Jubileu de Ouro e, no dia 26, a festa será encerrada com a missa solene e procissão.