Você viu?

Feirenses observam Eclipse Solar no Observatório Astronômico Antares

Em Feira, o Observatório abriu as portas para receber as pessoas que queriam ver o fenômeno de forma mais segura. 

Leitura: 6 Minutos
Eclipse solar em Feira de Santana Foto Wemerson Martins
Foto: Wemerson Martins

Neste sábado (14), o Brasil parou para ver, principalmente os moradores das regiões norte e nordeste, a passagem da Lua sobre o Sol, fenômeno chamado de Eclipse Solar Anular. Em Feira de Santana, as pessoas puderam observar com segurança no Observatório Astronômico Antares (OAA). Os feirenses viram em torno de 70% da cobertura do disco solar pela Lua. 

Observatório antares ver o eclipse solar ft Andrea Trindade acorda cidade8
Foto: Andrea Trindade/Acorda Cidade

Crianças, jovens e adultos foram prestigiar o Observatório, que abriu as portas para receber os visitantes que queriam ver o fenômeno de forma mais segura. 

Observatório antares ver o eclipse solar ft Andrea Trindade acorda cidade3
Foto: Andrea Trindade/Acorda Cidade

Catarina, de 6 anos, contou como foi a sua primeira experiência observando o Eclipse Solar. 

“Eu achei legal. Eu nunca tinha visto a Lua na frente do Sol. Eu vi com telescópio e com filtro ficou amarelo e verde”, disse. 

As poucas nuvens no céu não atrapalharam a observação de Anna Beatriz, que também esteve no presente para aproveitar o sábado de um modo bem inédito.  

Observatório antares ver o eclipse solar ft Andrea Trindade acorda cidade8
Foto: Andrea Trindade/Acorda Cidade

“Eu achei bonito, inesquecível, algo único que não é sempre que aparece”, falou Anna. 

A professora doutora Vera Martin, diretora do OAA, brincou que as pessoas em Feira puderam ver o Sol virar uma lua, isso por conta do formato que foi possível avistar no céu. 

“Parece uma bananinha no céu, na verdade, a Lua está passando na frente do Sol, não vai cobrir totalmente e o máximo é esse, daqui para frente a lua vai começar a sair da frente dele e a gente até sente que a luminosidade do sol está diminuindo um pouco, estava bem quente, com a radiação bem forte, a gente já sentiu a baixa e quando a lua sair da frente, volta o calorão”, explicou. 

Apesar de ser um eclipse solar, a Terra não escureceu por completo porque o fenômeno foi parcial em alguns pontos, explicou a diretora. 

Observatório antares ver o eclipse solar ft Andrea Trindade acorda cidade3
Foto: Wermerson Martins

“Quando é o solar total, a lua cobre todo o Sol, porque o tamanho angular do Sol e da Lua, apesar de terem os tamanhos reais diferentes, eles estão em uma posição que angularmente são do mesmo tamanho, então a Lua consegue cobrir o Sol. A Lua está um pouquinho afastada da posição que ela deveria ter para ser um eclipse total, então ela não consegue cobrir o Sol todo, fica só o anelzinho brilhante”, disse. 

Segundo a professora, a direção não esperava que um público significativo apareceria. Eles conseguiram disponibilizar 100 filtros, mas o número de presentes ultrapassou. Apesar disso, não foi problema, a união e a empatia fez com que todos observassem espetáculo no céu. 

Observatório antares ver o eclipse solar ft Andrea Trindade acorda cidade8
Foto: Andrea Trindade/Acorda Cidade

“Não esperava a adesão do público, A gente não divulgou porque não tinha chegado filtro ainda, porque tem que usar com filtro, por o perigo é ficar cego e aí chegou quarta-feira a noite. Nós abrimos uma inscrição relâmpago no Instagram, de quinta para sexta foram 94 inscrições e as que iam contatando, nós íamos confirmamos que estaríamos aqui. De repente veio bem mais gente do que a gente esperava” revelou Vera ao Acorda Cidade.

Segundo informações, houve uma alta procura nas lojas especializadas a procura da máscara de soldador com o vidro nº 14, que é o recomendável pelos oftalmologistas para observar o fenômeno astronômico com segurança para a visão. 

Observatório antares ver o eclipse solar ft Andrea Trindade acorda cidade8
Foto: Andrea Trindade/Acorda Cidade

Além disso, durante a tarde, os visitantes puderam se divertir com as peças do Observatório e aproveitar os bates papos astronômicos pelos espaços disponíveis. Pela cidade, pessoas registraram fotos do momento.

eclipse solar, ft divulgação Dilton Coutinho Neto
Foto: Dilton Neto
eclipse solar, ft divulgação redes socias
Foto: Divulgação/Redes sociais

Nas imagens abaixo você vê registros realizados na Fazenda Santana, no município de Coração de Maria.

Eclipse Solar ft Miguel Pinto
Foto: Miguel Pinto
Eclipse Solar ft Miguel Pinto
Foto: Miguel Pinto

Com informações da repórter Andrea Trindade do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram